Ações Positivas

Ações Positivas

A Cruzada do Menor foi fundada em 1920 como “Cruzada Nacional contra a Tuberculose”, com o objetivo de atuar na prevenção e na cura dessa doença. Cumprida sua missão original, mudou o foco de atuação, em 1986, quando surge a Cruzada do Menor, com a missão de promover a reintegração social de crianças e adolescentes moradores de rua, por meio do desenvolvimento pessoal e do trabalho. Hoje, presta atendimentos a crianças, jovens, adultos, idosos, e suas famílias para a concretização de seus objetivos sociais. Nos últimos 10 anos, a Cruzada atendeu a mais de 13.500 pessoas.

Atualmente, são, aproximadamente, 700 crianças na faixa etária de 04 meses a 05 anos, em seis creches; 655 jovens e adolescentes em cursos de capacitação profissional e educação continuada; cerca de 200 crianças, adolescentes e jovens em atividades esportivas em horários complementares à escola e 70 idosos no centro de convivência.

Buscando aperfeiçoar sempre seus programas, melhorar métodos de trabalho e treinar suas equipes, a Cruzada do Menor investe num novo modelo de gestão, em rede, que inspira as pessoas e as ajuda a desenvolver seus talentos.

Nas Creches, as crianças recebem todo o cuidado necessário para o seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Alimentação balanceada, esportes, artes e orientação para saúde e higiene pessoal fazem parte da rotina. Por meio de ações sociopedagógicas, desde cedo, aperfeiçoam o raciocínio, a autonomia e a habilidade de socialização.

No Centro de Convivência, os idosos contam com atividades que asseguram um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo e com mais qualidade de vida. Tudo sempre em contato com crianças, garantindo alegria e vitalidade na terceira idade em atividades intergeracionais como as aulas de capoeira, o coral e o momento de contação de histórias. A Cruzada também auxilia as famílias, que participam de palestras sobre saúde, violência contra a mulher, entre outras.

Nas atividades de educação continuada e capacitação profissional, realizadas por meio de parceiros reconhecidos e certificados como o Sistema S, promove o ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho. São oferecidos cursos de operadora de Máquina de Costura Industrial, Operador de Retroescavadeira, Pedreiro, Eletricista, Informática, Educação Orçamentária, Inglês, Português, Pré Enem, Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA) e Eletromecânica de motos.

Como participar

Em todas as suas ações, a Cruzada do Menor busca desenvolver a autonomia e despertar o potencial humano de cada indivíduo para que ele transforme a sua vida.

Para ampliar seu trabalho, são feitas parcerias que permitem a entidade ampliar o trabalho. Cada parceria contempla um público específico (crianças, jovens, adultos, idosos e seus familiares), e possui objetivos e benefícios diferentes, como por exemplo, promoção à cultura e geração de renda.

Para tornar-se parceiro ou voluntário e doar, acesse o site www.cruzadadomenor.org.br; ligue para 2233-2242, ou envie um e-mail para marketing@cruzadadomenor.org.br.