Editorial

Aniversário Lowndes

80 anos. Nenhuma empresa chega a esta marca sem contar com as pessoas. No setor de serviços, àquelas que lhe confiam seus bens, no âmbito do trabalho, àquelas que lhe oferecem seu conhecimento, aptidões e talentos em troca de uma carreira, de uma realização profissional. Para a família Lowndes – cujo patriarca, fundador, confiou o seu nome e emprestou os seus valores e sua ética para iniciar serviços que gostaria ele mesmo de poder dispor no ainda incipiente mercado de administração de imóveis no Rio de Janeiro da década de 30 -, o motivo de ser, visionário no lema por bem servir, bem haver. A pessoa como centro de seu negócio. Longe estavam, do ano de 1936, o Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, ou o recente Procondo, selo de qualidade específico para as administradoras de imóveis. E, no entanto, foi e continua sendo, este o valor norteador da empresa: serviços para pessoas.

Ao alcançar tão significativa marca, a empresa as reverencia como o motivo de sua existência. É na voz e na reflexão de algumas poucas destas que poderemos ver um pequeno recorte da vida que flui incessante, a partir desta pequena célula de um corpo maior que é a sociedade, o interior dos condomínios. Os desafios que clamam por soluções que só as pessoas podem encontrar, os avanços que só as pessoas podem alcançar. A evolução da cidade, de seus costumes, não está separada da vida nestas cidadelas. É lá que a empresa está presente para ajudar as pessoas a viver melhor.

Ao longo de seus 80 anos e, por muitos outros que virão, a Lowndes, quer seguir tendo esta participação ativa, seja pelo pioneirismo e qualidade de seus serviços, seja como espaço de registro, reflexão e busca de soluções a partir da troca de experiências, pois desde a sua fundação mantém espaços dirigidos a reportar, a prestar esclarecimentos e a ajudar a pensar sobre as questões de maior relevância para o mercado e a sociedade.

A trajetória destes tempos recentes tem aqui uma releitura de um urbanista, de uma psicóloga social, de um engenheiro e de uma arquiteta, de um advogado, de gerente de qualidade Lowndes. Diferentes olhares que se cruzam ao pensar a vida em condomínio ontem, hoje e para frente. O que será dela depende só da gente. A Lowndes seguirá junto.

Gratidão. A Lowndes agradece a confiança.

Boa leitura!