Ações Positivas

Ate-se a boas causas

Organização conecta quem deseja realizar trabalho voluntário a ONGs e projetos sociais

Atados. É assim que se chama o projeto criada há apenas quatro anos por amigos da Universidade de São Paulo, em São Paulo, mas que já está também em Brasília e no Rio de Janeiro, juntando gente boa. Com o objetivo de permitir que ONGs e projetos sociais divulguem suas vagas para interessados em realizar um trabalho voluntário, reuniu rapidamente quase 50 mil pessoas que encontraram no Atados uma maneira fácil de se engajar. Só no Rio, onde está há pouco mais de um ano, conta com mais de 2 mil voluntários atuando em alguma ONG ou projeto social.

E não é só isto. Da união de muita gente boa surgiram ideias que se transformaram em ações sociais bem sucedidas. É o caso do Abraço Cultural (www.abracocultural.com.br), que abriu oportunidade para que refugiados trabalhem como professores de línguas aqui no Rio. Tudo começou durante a Copa do Mundo do Brasil, quando voluntários organizaram uma ação de confraternização para aqueles que encontraram em nosso País um abrigo, a Copa do Mundo dos Refugiados. Foi neste contato que pensou-se que, além de aprenderem, poderiam ter ocupação e renda ensinando as suas línguas.

Hoje, há voluntários brasileiros dando aulas de português aos refugiados, mas há também refugiados dando aulas de francês, inglês, árabe, espanhol, para mais de 200 alunos. E este é apenas um exemplo. O Atados deu início a outras organizações sociais como a Sementes de Transformação (www.sementesdetransformacao.com.br), formação de jovens de ensino médio em empreendedorismo social e autoconhecimento para realização de projetos sociais, a Casa de Trocas (www.facebook.com/casadetrocas), Coworking e cohousing com cursos livres e abertos para o público, sem custo, e a Feminicidade (www.feminicidade.com.br), que ouve histórias de mulheres pelas cidades e registra estes depoimentos em fotografias, textos, frases e poesias, e realiza eventos para o empoderamento das mulheres.

Atualmente, a plataforma reúne mais de 900 ONGs e projetos sociais com inúmeras vagas em aberto para voluntariado.

Para saber mais e participar:

Quer contribuir de alguma forma, mas não sabe como, nem por onde começar? Acesse e curta www.facebook.com/atadosjuntandogenteboa, no facebook, do Atados e encontre a sua opção de trabalho voluntário! Basta criar um perfil no site www.atados.com.br, indicando as causas em que acredita, suas habilidades, a região que quer atuar e os dias e horários que tem disponíveis para isso, e candidatar-se para fazer um trabalho voluntário.

Ainda não tem certeza de que pode fazer isto? Então experimente no Dia das Boas Ações. Nos dias 1 e 2 de abril (sábado e domingo), o Atados se une a um movimento global para estimular a realização de atividades de voluntariado e realiza diversas atividades sociais para que todos tenham esta oportunidade. O endereço do evento é o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, onde atrações de arte e cultura, muitas oficinas e diversão, permitirão o contato com o universo do voluntariado. Na página do Facebook da ONG estão fotos e informações de eventos anteriores e mais a programação deste

ano. Acesse!

Para financiar a causa:

Todo trabalho gratuito que o Atados realiza é fomentado pelos serviços pagos que presta a empresas. São soluções altamente especializadas para a área de responsabilidade social, desenvolvidas por quem faz. Saiba quais e veja a que melhor pode atender a sua empresa:

. Responsabilidade Social – constrói para a empresa programa de responsabilidade social, de voluntariado empresarial e de estratégias de investimento social.

. Recursos Humanos – desenvolve nas equipes da empresa competências de liderança, criação de projetos, oficinas e vivências sobre cultura colaborativa e integração dos funcionários em projetos sociais.

. Marketing e comunicação – faz o marketing de causas aliado a projetos sociais reais e de alto impacto e visibilidade, constrói projetos de inovação social conectando talentos da empresa com necessidades e oportunidades das ONGs e projetos parceiros do Atados, e faz a comunicação para engajamento de funcionários.

. Tecnologia – constrói plataformas tecnológicas personalizadas de voluntariado, com as funcionalidades de Inscrição de ONGs e ações voluntárias, Inscrição e controle de voluntários, Interação social e Personalização e flexibilidade de uso da plataforma.

Confira exemplos destas soluções no endereço eletrônico: http://servicos.atados.com.br/