Como contratar uma obra

Dicas de contratação de mão-de-obra e fiscalização dos serviços Como contratar um serviço de construção e reforma? Esta dúvida aflige a muitas pessoas que estão pensando em construir ou reformar seu imóvel. Listamos algumas dicas colhidas de profissionais do ramo para que sejam evitadas dores de cabeça. Ao contratar uma obra ou serviço de engenharia [...]

Dicas de contratação de mão-de-obra e fiscalização dos serviços

Como contratar um serviço de construção e reforma? Esta dúvida aflige a muitas pessoas que estão pensando em construir ou reformar seu imóvel. Listamos algumas dicas colhidas de profissionais do ramo para que sejam evitadas dores de cabeça.

  • Ao contratar uma obra ou serviço de engenharia é indispensável que o contratado seja habilitado, para assinar e registrar no Crea-RJ a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, correspondente ao trabalho projetado e executado. A orientação do profissional também reduz gastos com material, além de garantir a execução da obra.
  • Mesmo para serviços menores, o pedreiro deve seguir o projeto feito pelo arquiteto, para evitar desperdício de material.
  • Pedir referências antes de escolher quem vai trabalhar na construção ou reforma. O ideal é visitar lugares onde os profissionais trabalharam, para verificar a qualidade do serviço.
  • O arquiteto contratado pode ajudar na elaboração do contrato de prestação de serviço, pois neste deve estar detalhado cada etapa da construção. O documento deve conter ainda o cronograma da obra e os prazos para entrega de cada etapa. As parcelas de pagamento deverão ser amarradas à conclusão de cada etapa, e só serem efetuadas após seu aceite da etapa concluída. Importante frisar que o contrato deve ter assinatura das duas partes o que evita conflitos quanto ao que foi acertado. A forma de pagamento e liberação das parcelas também devem constar no contrato, firmado antes do início da obra.
  • O condomínio deve exigir a emissão de nota fiscal.
  • Acompanhar o passo a passo da obra. Caso não tenha tempo, deve designar alguém de confiança para fiscalizar o serviço.
  • Pesquisar preços de materiais, que diferem muito de loja para loja. A maioria dos estabelecimentos financia o material ou divide no cartão de crédito.

Saiba mais aqui! Assista ao vídeo.