COVID-19

ALTERAÇÕES NO ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19


Seguindo recomendações das autoridades nacionais e internacionais de saúde, visando coibir a proliferação do vírus e, com isso, resguardar a saúde e o bem-estar de toda comunidade neste momento sensível, a Lowndes Condomínios e Locações, engajada neste esforço coletivo, passa a tomar as seguintes medidas e conta com a compreensão e colaboração dos clientes para as orientações e boas práticas.

Estas medidas tem início imediato e duração indeterminada, podendo ser alteradas conforme a evolução dos acontecimentos. Criamos esta página para ser o único canal de orientação durante este período.

Todo o atendimento presencial está suspenso, e se dará somente por meios eletrônicos.

Canais de Atendimento Especiais


Ao entrar em contato por email, coloque sempre no assunto do mesmo:
- Condomínio: nome do condominio, seguido do número da unidade;
- Locação: endereço do imóvel;

Pedimos aos clientes que evitem copiar mais de um email em seus pedidos. Todas as demandas serão atendidas. A cópia de emails só acarretará em confusão e tempo perdido neste momento. Evitaremos assim erros como duplicidade de pagamentos entre outros problemas que esta atitude pode acarretar.

- Boletos 2a via (Condomínio ou Locação) - staff@lowndes.com.br ou Whatsapp (21) 99492-0705

- Locação - atendlocacao@lowndes.com.br

- Condomínios - atendimento@lowndes.com.br. Para os síndicos, o email do consultor condominial continua disponível.

- Cobrança/Atrasados Condomínios e Locações - karen@sender.com.br ou Whatsapp (21) 96519-0305

Aplicativo e Site Lowndes


Todos os clientes continuam tendo acesso em tempo real à 2ª via de boletos, prestação de contas / extratos e diversas outras funções e dados através de nosso aplicativo Lowndes Condomínios, disponível nas principais plataformas, e pela Área do Cliente no site lowndes.com.br.

Atendimento Presencial


Não haverá possibilidade de atendimento presencial, já que todo o pessoal estará trabalhando em regime de home-office. O expediente diário para atender às demandas estritamente essenciais continuará sendo de 9h às 16h, somente por meios eletrônicos.

Atendimento Telefônico


Alguns telefones estão configurados para transferir as ligações para os celulares de nossos funcionários. Entretanto, é natural que este tipo de atendimento fique prejudicado.

Portanto, orientamos aos clientes dar preferência ao envio de emails, que estão sendo monitorados.

Boletos


Não haverá o envio de boletos físicos para o vencimento de Abril e meses subsequentes. Os boletos de Abril/2020 já foram processados e enviados para os emails constantes em nosso cadastro. Caso não tenha recebido, seu email pode não estar cadastrado corretamente, pedimos que entre em contato para atualização cadastral.

Solicitamos aos síndicos que informem através de comunicados em seus edifícios o não envio do boleto impresso para as unidades, fornecendo os meios para obtenção dos mesmos. Não devemos esquecer que a inadimplência maciça afetará diretamente o condomínio.

A emissão dos boletos condominiais e de locação de abril/2020 foram antecipadas para 20/03/2020. Eventuais alterações precisam ser enviadas para que diferenças e complementos sejam incluídas nos boletos dos meses subsequentes.

A 2ª via dos boletos pode ser obtida através de nosso Aplicativo, Área do cliente do site lowndes.com.br ou pelo canal exclusivo de atendimento disponibilizado acima.

Malotes


Existe alta possibilidade de transmissão do vírus por manuseio de documentos. Além disso, o trânsito de pessoas pela cidade está cada vez mais restrito e os motoqueiros das administradoras entram em contato com centenas de pessoas em apenas um dia. Como não há condições de realizar uma higienização eficaz de tudo, de maneira que não tenhamos eventual transmissão do vírus, a partir de 24/03/2020 (terça-feira), a troca de malotes será suspensa por tempo indeterminado.

Contas a Pagar / Pagamento a Fornecedores


O pagamento de contas e fornecedores se dará exclusivamente por meios eletrônicos. Não faremos pagamentos em cheque durante este período.

Com a suspensão da troca de malotes, os documentos de despesas para pagamento devem ser enviados para a Lowndes com 96 (noventa e seis) horas úteis de antecedência à data de vencimento. Criamos o e-mail contasapagar@lowndes.com.br para a recepção de documentos de despesas. Por este e-mail, poderão ser enviadas notas fiscais com boletos e notas fiscais/recibos com dados bancários, obrigatoriamente, com CPF ou CNPJ do favorecido.

Reembolso e Adiantamentos aos Síndicos (caixa pequeno)


Os pedidos de reembolsos de despesas e adiantamentos (caixa pequeno) devem ser enviados para o e-mail corporativo do seu consultor condominial com 96 (noventa e seis) horas úteis de antecedência à data pretendida do crédito, que fará uma avaliação e encaminhamento ao financeiro para processamento.

Departamento de Pessoal


O pagamento dos funcionários/ pensionistas se dará exclusivamente por meios digitais. Não faremos pagamentos em cheque durante este período. Caso seu funcionário/ pensionista receba em cheque, entre em contato para saber como proceder.

Evite, neste momento, demissões e admissões. Haverá dificuldades no deslocamento e disponibilidade de exames e demais procedimentos necessários.

As autorizações para pagamento de horas extras, folgas, férias ou faltas dos funcionários dos condomínios poderão ser enviadas por email usando-se os formulários eletrônicos disponíveis na Área do Cliente de nosso site lowndes.com.br.

O fechamento da folha de março/2020 ocorreu em 20/03/2020. Os condomínios que não enviaram as informações até esta data tiveram a folha do mês anterior (fevereiro/2020) replicada. Após a emissão, não faremos pagamentos avulsos, que poderão ser incluídos no salário dos funcionários de abril/2020. O prazo para envio destas comunicações, exclusivamente por meios eletrônicos, será o dia 15/04/2020.

Estamos com uma demanda muito grande de pedidos de férias. Nosso prazo de atendimento neste momento é de pelo menos 96 (noventa e seis) horas úteis.

Prestação de Contas / Extrato


Toda prestação de contas / extrato estão disponíveis em tempo real em nosso Aplicativo e site através da Área do Cliente.

A pasta de Março/2020 e subsequentes, sofrerão atrasos, ainda sem previsão. O envio de balancetes impressos também foi suspenso.


Assembleias


A Lowndes orientou seus consultores a reagendar as Assembleias com presença dos mesmos durante esse período, mesmo as ordinárias por conta do final de mandato de síndico.

Devemos entender, por analogia ao que está se aplicando na justiça, que, por motivo de força maior, os mandatos ficam com seus prazos suspensos. A ABADI e o SECOVI Rio já estão se mobilizando para enviar ofícios às entidades, como FEBRABAN e Receita Federal, para que os respectivos atores permaneçam aceitando a representatividade do Síndico com mandato vencido, com a devida validação da administradora.