Ações Positivas

NOTAS

MOSTRANDO UM CAMINHO

Abrir a oportunidade para que crianças e suas famílias, em situação de vulnerabilidade, vejam um caminho à sua frente. Esta é a proposta do trabalho da ONG Alfa, instituição sem fins lucrativos, que atua com centenas de famílias nas regiões de São Gonçalo, Magé e Rio de Janeiro, nas comunidades de Santo Amaro, Tavares Bastos, Providência e Dona Marta. São quatro projeto distintos: Creche escola, Escolinha de futebol, Assistência Social e Projetos Culturais, e, além destes, anualmente, a ONG realiza quatro grandes campanhas para arrecadação e distribuição de donativos: Páscoa, Inverno, Dia das Crianças e Natal.

Projetos Alfa

Creche Escola

Localizada em São Gonçalo, a Creche Escola Alfa atende a 120 crianças de 2 a 6 anos, com todas as refeições do dia, atividades recreativas e psicomotora e alfabetização. Elas passam o dia na creche e no final da tarde já saem jantadas e de banho tomado. A cada ano são abertas 25 vagas, quando a criança completa 6 anos e já é alfabetizada. Mas a fila de espera supera as 900 crianças. São 16 funcionários e seis voluntários, maioria com formação reconhecida pelo MEC, e toda a estrutura depende de ajuda para funcionar. Cada criança custa R$ 500 reais por mês. O projeto recebe leite e legumes, através de parcerias, mas necessita de carnes para as refeições, passagens para o transporte dos funcionários e ajuda financeira para o pagamento de salários. A Ong pede, através da campanha, Adote uma criança, ajuda para seguir com as ações da Creche.

Escola Alfa de Futebol

Funcionando no Morro Dona Marta desde 2006, a Escola de Futebol é um projeto pioneiro da ONG e atende 140 crianças entre 6 e 17 anos de idade, ensinando-as e acompanhando-as, inclusive, em campeonatos fora da comunidade. Para este projeto, as necessidades são de uniformes, chuteiras, bolas e verba para as passagens das crianças quando participam de eventos externos.

Assistência Social

São mais de 450 famílias, ex-catadores de lixo, do antigo lixão de Magé, atualmente fechado. Um galpão no local ainda permite que prensem e vendam algum material reciclável, mas a atividade emprega apenas 150 pessoas que tenham alguma escolaridade. São 780 crianças e todos necessitam do básico. O projeto oferece cestas básicas, roupas pessoais, de cama e de banho, calçados e produtos de higiene pessoal, dependendo de donativos para esta distribuição.

Através de parcerias, oferecem ainda curso de inglês, bolsa de estudo integral para escola particular e atendimento dentário para cárie.

O projeto busca mais parcerias para ampliar o atendimento, através do apadrinhamento das famílias, de um voluntário especialista em ortodontia e, ainda, a de equipamentos para os deficientes: doação de cadeira de roda, cama hospitalar, cadeira higiênica, bengalas e muletas.

Novos projetos

A Ong já está ampliando suas ações para o atendimento a 120 moradores de rua, com um banho, troca de roupa e um jantar, uma vez por semana. E para este, as necessidades são as de alimentos, roupas usadas e produtos de higiene pessoal.

A escola de música é o projeto mais recente e necessita de violões.

Projeto permite desconto no imposto de renda

Sempre buscando a ajuda financeira fundamental para dar continuidade às suas ações, a Ong criou um produto cultural, o Grupo Teatral Ilana e a Banda dos Bichos, aprovado pelo Ministério da Cultura, que reverte parte da bilheteria para os projetos Alfa. As doações permitem o desconto de 4% no Imposto de Renda das pessoas jurídicas e 6% para as pessoas físicas.

Mais informação

Para saber mais sobre cada um dos projetos Alfa e participar, acesse: www.projetoalfa.org.br/faca-sua-doacao.