Ações Positivas

Para acelerar boas ações

O Instituto Ekloos é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2007, com o objetivo de impulsionar ONGs e negócios sociais no desenvolvimento das áreas de gestão, marketing, tecnologia, projetos e negócios, como uma aceleradora de empresas.

Tudo começou quando a fundadora, Andréa Gomides, executiva experiente na gestão de grandes corporações, em trabalho voluntário, passou por situações que demonstravam o quanto faltava às boas ações um incremento que impulsionasse e ampliasse o seu alcance. Para ela, a desigualdade social do Brasil deve estimular que cada um passe por um processo de reflexão. “O que eu posso fazer para mudar a realidade do nosso País?”, perguntava-se.

Ela se inspirou no livro “Saí da Microsoft para mudar o mundo” de John Wood, que depois de uma viagem para a Ásia se envolveu com ações sociais e utilizou toda a sua experiência de executivo para garantir a qualidade do atendimento que prestavam. E assim, surgiu o desenho básico do que hoje é o Instituto Ekloos, que impulsiona as boas ações dos empreendedores sociais. Por exemplo, uma professora de balé que quer ensinar as crianças, mas não tem conhecimento de gestão, recebe o apoio da Ekloos através de capacitação e mentoria e assim consegue ir além com a sua iniciativa. Ao mesmo tempo que um empreendedor, que teve uma ideia de comercializar um produto ou um serviço que gera impacto social, pode ser ajudado a viabilizar a sua ideia.

O conceito criado pelo Instituto Ekloos de Aceleradora Social se baseia no mercado corporativo, onde empresas aceleram startups e ficam como sócias do negócio. No caso da Ekloos, a Aceleradora é sem fins lucrativos, mas segue o mesmo princípio de alavancar as iniciativas sociais.

A Ekloos trabalha em duas frentes, une elos através de parcerias entre ONGs, empresas e o governo, para alcançar a sustentabilidade das iniciativas sociais e estimula o voluntariado e a atuação responsável.

Com 10 anos de atividades, já ajudou 900 ações e desenvolveu inúmeras soluções, inclusive um sistema online de gestão, o ONGFácil, que, de forma automatizada, fornece informações e recursos tecnológicos para apoiar decisões estratégicas, além de facilitar a prestação de contas para os financiadores. O sistema tem módulos gratuitos para projetos, doadores, beneficiários e contas a receber e módulos com valores simbólicos.

Segundo a fundadora do Instituto, a ajuda financeira é fundamental, pois a crise de credibilidade que atravessa o País atinge fortemente as organizações e há pouca doação de pessoas físicas.

Para saber mais e ajudar

O Instituto Ekloos recebe doações em espécie, que ajudam a fomentar mais ações sociais, e também trabalho voluntário. Todas as formas de ajudar são facilmente acessadas pelo site http://www.ekloos.org/.