Ações Positivas

TETO e Cidadania

TETO é uma organização social sem fins lucrativos que atua na América Latina e Caribe realizando um trabalho comunitário focado nos assentamentos precários mais excluídos. Seu diferencial é a ação conjunta de moradores e jovens voluntários, buscando gerar soluções concretas para a pobreza. Para TETO, comunidade precária é aquela com um grupo de famílias que vive em um assentamento que carece de, pelo menos, um serviço básico, como eletricidade, água e esgoto. A seleção das famílias se dá pelo nível de vulnerabilidade social a que está exposta.

No Brasil, o TETO atua desde 2006 e, atualmente, está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. Mais de 2 mil moradias de emergência já foram construídas, além de iniciativas em educação, formação de lideranças, saúde, saneamento básico e outras. Há três anos no Rio de Janeiro, o TETO atua em conjunto com moradores de Jardim Gramacho, Parque das Missões e Vila Beira Mar, as três em Duque de Caxias. Em 2015, o trabalho foi expandido para o Canal do Anil, na Zona Oeste, e também para Mesquita, na Baixada. Através do site da ONG (http://www.teto.org.br), é possível visualizar a localização de 100 comunidades em que o TETO já trabalhou ou ainda trabalha no País.

No Chile, onde a organização iniciou seu trabalho, em 1997, além dos projetos de curto e médio prazo, mais de 6 mil famílias já conquistaram soluções definitivas de moradia e demais serviços básicos.

Ação profunda e continuada

A primeira atividade nas comunidades é sempre um levantamento socioeconômico, cujos dados são coletados por moradores e jovens voluntários. É de acordo com as demandas levantadas que são planejados e executados projetos comunitários de curto prazo, como a construção de moradias de emergência.

Durante o período de projetos de curto prazo, a equipe permanente de voluntários do TETO trabalha com os moradores pela mobilização e organização comunitária. Após esse período de fortalecimento, dá-se início às Mesas de Trabalho, que são reuniões nas quais se identificam possíveis soluções de médio e longo prazo para as necessidades prioritárias. São programas voltados para a educação, a capacitação profissional e o fomento produtivo, a formação de lideranças comunitárias, o financiamento parcial de projetos comunitários, entre outros. O TETO articula e promove o vínculo de moradores de comunidades organizadas a instituições do Estado, entre outros atores da sociedade para garantir seus direitos.

A conclusão de todo trabalho é o momento em que a comunidade tem os direitos básicos assegurados e são implementadas soluções definitivas, como a regularização da propriedade, a instalação (ou regularização) de serviços básicos, moradia definitiva e infraestrutura comunitária.

Para saber mais e participar

Para ser voluntário do TETO é necessário apenas tempo para ir à comunidade e comprometimento. São realizadas campanhas de captação em faculdades e universidades, com jovens entre 18 e 30 anos. Mas a ONG está aberta a outros grupos etários, especialmente para o AMIGOS do TETO, que participam com doações mensais, recurso fundamental para a sustentação dos programas. As doações começam com 30 reais mensais e o doador pode escolher a sede para a qual quer destinar a sua ajuda. Já há condomínios que estão colocando a doação no boleto para os que têm interesse em ajudar, como é o caso do Edifício Portofelice, na Barra da Tijuca.

Para doações através de seu condomínio, envie um e-mail para parcerias.rj@teto.org.br.

Através do site teto.org.br é possível conseguir informações detalhadas sobre como ajudar, inclusive para aqueles que querem colocar a mão na massa e ver de perto o resultado de sua participação.

Fique atento ao calendário de ações para o Rio de Janeiro neste ano. Estes eventos são precedidos de reuniões com os voluntários para orientação e conhecimento maior sobre o trabalho. Para se tornar um Amigo do TETO, acesse: teto.org.br/amigos

Ações Massivas do TETO no Rio de Janeiro – Calendário 2016

25 a 27/março – (RJ) Construções de Moradia de Emergência.

9 a 13/julho – (RJ) Trabalhos de Inverno

20 e 21/agosto – (RJ) Escutando Comunidades – ECO

8 e 9/outubro– (RJ) Construção de Moradias de Emergência

10 e 11/dezembro – (RJ) Construção de Moradias de Emergência