Tome nota

Tome Nota

ACESSIBILIDADE

Obras que garantam acessibilidade em edificações já construídas também devem considerar a NBR 9.050:2015 – Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, recém atualizada. Foram adequadas as dimensões dos sanitários, posicionamento das barras de apoio, configurações de escadarias e corrimãos, além do formato das sinalizações. A norma busca garantir o acesso de usuários com necessidades especiais variadas, como pessoas cegas, idosas, obesas e cadeirantes, dentre outras.
COTA CONDOMINIAL

A partir do mês de junho, os bancos não aceitarão o pagamento das cotas condominiais sem o CPF do proprietário do imóvel. A obrigatoriedade está na circular 3.656/13 do Banco Central do Brasil e no comunicado da Febraban nº 158/14, que alteram o formato dos boletos comuns para cobrança registrada, exigindo a atualização de cadastro dos condôminos para a inclusão do CPF. Sem essa atualização cadastral, as cobranças não poderão ser emitidas e o condômino só poderá efetuar o pagamento diretamente na administradora.

MENOS BUROCRACIA

A Prefeitura do Rio desburocratizou 15 diferentes serviços, através do portal Rio Mais Fácil. Cerca de 90% dos alvarás são concedidos automaticamente, autodeclarações substituem parte dos documentos exigidos atualmente como instalação de muros, gradis e aparelhos de ar condicionado, por exemplo, e licenciamentos sanitários e ambientais também forma facilitados. Os serviços são acessados pelo endereço: http://www.rio.rj.gov.br/web/riomaisfacilnegocios