Atualidade

Um back office que faz diferença

Back office, também chamado de retaguarda, são departamentos de uma empresa que fazem serviços na parte operacional ou gerencial e na área administrativa.

Segundo dados do Sebrae e do IBGE, cerca de 90% dos negócios no Brasil são empresas familiares. Destas, 70% encerram suas atividades com a morte de seu fundador, 30% sobrevivem à segunda geração e só 5% perdura até a terceira geração. Entre os fatores que levam à sustentação de uma vida mais longa, está o modelo de gestão baseado em dois princípios: pessoas e processos. Ao ouvir um pequeno número de colaboradores da Lowndes, fica claro o motivo para a longevidade da Empresa.

Vera Maria Sampaio Guimarães

Telefonista – 29 anos na Empresa

Ingressou na Lowndes em 1973 e saiu sete anos depois, com o nascimento da filha. Voltou em 1986, já para atuar no Staff de Atendimento. Seu sólido conhecimento da Empresa, das pessoas e de suas atividades, permite atender com presteza por telefone ou pessoalmente.

“Com a experiência aqui e em trabalhos anteriores, inclusive como telefonista em um hospital – o que exigia saber, correr atrás e resolver várias situações ao mesmo tempo-, posso colaborar com todos os setores, entendendo as necessidades de quem nos procura, sabendo encaminhá-los corretamente e até fazer um pré atendimento. Afinal, é a qualidade de seu atendimento que faz com que a Empresa preserve o patrimônio consolidado ao longo de tanto tempo. Para seguir por muitos anos ainda, é importante que esteja aberta à dinâmica do mundo atual e estamos juntos nisso”.

Mônica Ramos dos Santos

Analista de processos – 12 anos na Empresa

Contratada em 2003, como assistente administrativo, um ano depois passou a supervisora, acumulando os departamentos de Apoio e Arquivo, quando as duas áreas foram unificadas. Pediu uma oportunidade para continuar evoluindo e obteve ajuda para fazer o curso de gestão técnica da administração de condomínios e gestão e análise de processos. Há dois anos, passou a analista de processos, tendo sido a responsável pelo acompanhamento do processo que levou à conquista do selo de qualidade Procondo e à implementação de sistemas, como o Base Doc e o CRM.

“Descobri na Lowndes que posso muito mais. Todas as vezes em que confiaram em mim, me superei e avancei, seguindo o que me disse certa vez um dos diretores, de que teria que treinar sempre alguém para que estivesse apto a me susbstituir a qualquer momento. Então, ensino e estimulo a que busquem cada vez mais conhecimento. Sou muito grata à Lowndes pela pessoa e profissional que me tornei aqui e espero fazer parte desta comemoração por muitos e muitos anos”.

Rafael Andrade Loureiro

Assistente Comercial – 9 anos na Empresa

Seu primeiro emprego foi na Lowndes, em 2006, como contínuo circulando documentação interna. Em pouco mais de um ano foi promovido, indo para a Contabilidade. Trabalhou com análise de cobrança e geração de boletos, a princípio, e depois com contas a receber. Há dois anos, foi para o Marketing.

“Aqui concluí o meu curso de Ciências Sociais, já pensando em fazer Direito, que é meu projeto para seguir contribuindo ainda mais para a Empresa. Respeito muito esta instituição e sou muito grato pelo acolhimento, o respeito à pessoa, a seus valores que aprendi e tomei como meus. Espero que a Lowndes seja uma Empresa eterna. Ela dignifica o mercado com a sua conduta e espero estar à altura de representá-la sempre”.

Rivelino José Formazier Neves

Assistente Comercial – 10 anos na Empresa

Em 2005, entrou para a Empresa como auxiliar de manutenção. Foi uma época de grandes reformas e um dos responsavéis pelo layout moderno da sede. Em pouco mais de um ano, obteve o CRECI e começou a trabalhar como corretor, já tendo atuado com locação e agora trabalhando com venda de imóveis.

“Foi com a ajuda da Lowndes que conclui o ensino médio, fiz os cursos de vistoria predial e de corretor de imóveis. Já estava casado e com dois filhos e, talvez, sem esta abertura e estímulo, não tivesse avançado. É uma empresa sólida, a diretoria tem um tratamento muito respeitoso e até carinhoso com as pessoas. Vejo a Lowndes como uma velha senhora, lúcida e ativa, que trata a todos como filhos queridos, com aquele cuidado que só os valores humanos maiores podem ter. Superando as dificuldades do País, ela mostra que este é o caminho. O de honestidade, integridade e respeito. Que siga servindo de exemplo por muitos e muitos anos”.

Tatiana de Carvalho Brazil

Assistente Administrativo – 10 anos na Empresa

Ingressou na empresa como estagiária de administração, no Apoio. Efetivada ao final do contrato, chegou a cobrir por duas vezes as férias da chefia, antes de passar a secretária da diretoria. Em 2014, pediu uma oportunidade para crescer e já no Staff de Atendimento, concluiu o curso básico de administração de condomínio e o de gestão de Formação de Condomínio. Iniciando a sua pós graduação em direito imobiliário, tem acompanhado a Gerente de Qualidade em reuniões com síndicos.

“Amadureci muito. Como secretária da Diretoria procurei superar minhas limitações, permitindo alcançar novos objetivos. Espero continuar contribuindo para a empresa ajudando a disseminar seus valores de atendimento e de qualidade. Agradeço por acreditar no meu potencial. Parabéns pelos 80 anos! Só uma empresa muito bem consolidada consegue se manter neste mercado tão competitivo.”

Marcelo Fernandes Rocha

Analista de sistemas – 13 anos na Empresa

Ele é como o médico de família do computador. Formado em desenho industrial, mas um aficcionado desde a adolescência em tecnologia da informação, sua carreira inclui de demonstração e promoção de produtos de informática, áudio e vídeo, a professor de informática. Na Lowndes, trabalha, desde 2002, no desenvolvimento de sistemas como o SysLowndes e ajuda os colegas no suporte técnico dos equipamentos. O fato de não ficar preso à programação, é seu principal trunfo e dá uma dica a quem alega não ser bom em informática: não é uma questão de paciência ou conhecimento, mas de interesse, a chama para vencer em qualquer área.

“Todas as empresas possuem suas particularidades, por isso é preciso ver o que cada uma oferece de melhor e retribuir com o que pode fazer de melhor. Não é qualquer empresa que consegue manter-se estável no mercado brasileiro. Ela poderia até ser maior, mas preza demais a qualidade dos serviços. E é esta ideia de pioneirismo e qualidade que faz a Lowndes ultrapassar os desafios e seguir em frente com a força e os valores que tem até hoje no mercado”.

Keila Ferreira Magalhães Oliveira

Gestora de Condomínio – 2 anos na empresa

Com experiência de 9 anos no trabalho em condomínio, entrou para a empresa em 2013, já para atuar para o Lowndes Síndica. O trabalho de gestão de condomínio pode ser pesado, falta de conhecimento e até de bom senso, e a sua capacidade de lidar com tudo isto é o seu diferencial.

“Condomínio gera muita demanda, mas esta Empresa me dá segurança para trabalhar. Quando atendo a um cliente, sei que toda a Lowndes vai comigo. É esta integração entre as equipes e a capacitação de seus profissionais que fazem a diferença. Espero que a Empresa continue sempre com este foco na qualidade de trabalho. Que siga assim, familiar e amiga, sólida e de princípios, e com os olhos no futuro por muitos anos ainda”.

Carlos Alberto Pereira

Contador – 28 anos na Empresa

Ele começou em 1988, já formado em contabilidade, e encontrou o que buscava. Um trabalho em uma empresa estável, segura, que lhe permitia trabalhar de forma correta. Já ouviu clientes reclamando que a Empresa é certinha demais. Orgulhoso por isto, se vê obrigado a explicar os motivos.

“Todo mundo reclama de corrupção. E, neste momento em que o País vive uma crise, nós nem sentimos seus efeitos. A Lowndes tem esta solidez. Experiência, transparência, ética e esta atenção à qualidade de seus profissionais e de seu trabalho. Diantes de tantas demandas e controles, a qualidade persiste. Hoje, além de profissionalismo e gestão, são os sólidos princípios que contam e trabalhamos para que a Empresa se mantenha assim, sem perder jamais os valores que nos trouxeram até aqui”.

Lajavene Stephany Alvares Sardou

Auxiliar de contas a receber – 3 anos na Empresa

Em 2012, ela chegou para o seu estágio em administração. Efetivada em seguida, foi se especializando um pouco em cada área para ajudar mais a todos os colegas na contabilidade. O trabalho é intenso e seu dinamismo faz com que contribua, de fato, para agilizar o andamento e o ambiente de trabalho.

“O que me atraiu na Lowndes foi o ambiente famliliar. Meu filho estava com um ano e procurava uma empresa que me acolhesse, e tive isto aqui. Sem contar todo o aprendizado que proporciona. Esta empresa é uma escola. Acredito nesta política de confiabilidade para o mercado, que também é interna. O meu objetivo é crescer em paralelo com a Lowndes e invisto nisso fazendo cursos, me especializando, para seguir contribuindo para que viva por mais 80 anos, e muito mais”.

Dênis Fernando Moreira dos Santos

Auxiliar de expedição – 12 anos na Empresa

Entrou para trabalhar como contínuo, em 2004, na Administração, quando ainda fazia o curso técnico. Fez faculdade de economia, cursou logística e está cursando mercado financeiro, na FGV. Está à frente de todas as áreas que compõem o departamento que integra, xerox, selagem, envelopadora e almoxarifado, e, sempre atento à responsabilidade que elas envolvem, quer seguir crescendo na Empresa.

“O trabalho é intenso, todos os documentos passam por aqui e a responsabildiade é grande. Mas tive uma boa escola. Tive contato com a sua história através dos cursos internos, quando pude ter a dimensão disto. E gosto de fazer parte desta história. Tudo aconteceu aqui, seja estudando, criando família, buscando especialização, me tornando uma pessoa e um profissional melhor. Que continue sempre sendo parceira dos funcionários. Eu continuarei buscando cada vez mais me especializar para poder contribuir sempre, caminhando junto com a Empresa”.

Isabela Bezerra Lasariny

Auxiliar de Recursos Humanos – 4 anos na Empresa

Começou como estagiária de administração e em seis meses foi efetivada na área de RH. A experiência permitiu escolher um caminho de trabalho e hoje já está concluindo o MBA em gestão de pessoas. Ela atua em um departamento de dinâmica de trabalho intensa, trabalhando para a administradora e para os condomínios administrados, e também coordenando o trabalho dos estagiários.

“Espero crescer junto com a Lowndes e estou investindo na minha carreira para isso. É uma Empresa tradicional, mas que tem o pioneirismo em sua história, e, por isso, está sempre implantando coisas novas. O mercado de condomínios está só começando a descobrir o RH e aos poucos entendendo e valorizando ações como treinamento e investimento nas pessoas. Sucesso para a Lowndes e para todos que compartilham de seus valores. No que eu puder agregar e deixar a minha marca, eu farei”.

Jacqueline de Campos Carvalho

Assistente Administrativo – 12 anos na Empresa

Ingressou para a Lowndes como estagiária de administração no setor de Apoio, ainda solteira, buscando uma oportunidade para começar. Neste meio tempo formou-se, casou e está esperando o primeiro filho, sem perder de vista sua qualificação profissional.

“Quando soube da história desta Empresa e comecei a trabalhar neste universo, entendi que era o melhor aprendizado. Aprendi muito aqui e serei sempre grata à confiança que depositaram em mim. Que continue sendo essa Empresa familiar e que tenha muitos anos dando exemplo de princípios e confiabilidade. É assim que segue tendo funcionários e clientes fieis há tantos anos”.