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Este documento é parte do nosso Acervo Histórico

Lowndes Report – A Revista do Condomínio Nº 131

1 de novembro de 2016
É fundamental destacar que as informações contidas em nosso arquivo histórico são uma expressão do contexto da época em que foram produzidas. Elas não necessariamente refletem as opiniões ou valores atuais da nossa empresa. À medida que progredimos e nos ajustamos às mudanças em nosso entorno, nossas visões e princípios também podem evoluir.
Capa da Revista Lowndes Report 131

Editorial

Mais um ano. Quanta luta. Mas quem assume o papel de síndico não tem refresco. A vida condominial demanda ações ininterruptas e o final de ano é apenas mais um período de trabalho e preparativos. Para a árvore de Natal, otimismo renovado e boa assessoria. Pois se o ano vindouro reclama trabalho, estes serão presentes mais que bem-vindos.

Mas não podemos deixar de comemorar. Afinal, se chegamos até aqui é porque vencemos. Nem problemas políticos, nem dificuldades econômicas nos derrubaram. E como se diz: o que não nos mata, nos fortalece. É hora sim de comemorar as conquistas, pequenas ou grandes. Valorizar o que se fez, listar o que faltou fazer e sonhar. Planejar um futuro melhor é o que nos diferencia dos outros seres vivos. Buscamos o melhor e, desta forma, evoluímos.

Olhar para trás é ver o quanto avançamos. É também uma forma de traçar planos para um futuro com bases mais sólidas. Já sabemos o que não deu certo e temos referências importantes para acertar da próxima vez. Quem faz da memória uma ferramenta de boa gestão, diz como o percurso traçado antes permite seguir adiante com mais segurança e tranquilidade. São os síndicos que não menosprezam a tarefa miúda, mas cheia de informação útil que é a guarda de documentos.

E falando em conquistas, como não comemorar o primeiro aniversário do Procondo, selo de qualidade que chegou para colocar a prestação de serviços de administração condominial em outro patamar. Com avaliações a partir de um padrão mínimo de atendimento, já está fazendo diferença, separando “o joio do trigo” quando o assunto é suporte operacional aos condomínios.

Neste quesito, as gestões que levam a sério a administração preventiva mostram seu valor. Uma especialista no assunto mostra o caminho das pedras para se beneficiar desta forma de gerir, focada na otimização de recursos, com pleno funcionamento e valorização dos imóveis, a partir do estabelecimento de metas e de provisionamento.

De nossa parte, comemoramos podermos estar juntos em todas as batalhas, trabalhando incessantemente para um presente e um futuro melhor.

Aproveite a leitura. 
Boas festas e um ano novo de muitas vitórias. Feliz 2017!


Espaço Lowndes

Produtos Lowndes para os Proprietários de Imóveis

Servir com cordialidade, proporcionando segurança e tranquilidade àqueles que nos confiam seus bens, aprimorando os serviços para dar sempre mais transparência, agilidade e precisão. Esta é a missão da Lowndes e ela não se restringe à administração condominial. No suporte aos proprietários de imóveis, sua atuação é a mesma. Pautada pela correção e qualidade de serviços.

Dispondo de profissionais experientes e processos eficientes também na corretagem, a Lowndes efetua a avaliação e venda dos imóveis de seus clientes, a partir dos valores que são as marcas da empresa, reconhecida há 80 anos como sinônimo de segurança, credibilidade e sempre bons negócios.

Também para a locação, o proprietário encontra soluções que lhes garantem segurança e tranquilidade. Pode contar, por exemplo, com o Aluguel Garantido, que é a certeza do recebimento da sua renda, tendo garantido o depósito mensal em sua conta bancária, na data certa, mesmo que o inquilino não pague!

O Departamento Técnico da Lowndes vai até o local fazer uma vistoria prévia no imóvel, utilizando uma solução em tablet para detalhamento preciso, com fotos, de forma a ficarem definidas todas as responsabilidades do novo locatário. Ainda procurando uma menor rotatividade e maior segurança na locação, é feita uma análise cadastral rigorosa do candidato à locação.

Os imóveis vagos, sejam para venda ou locação, são trabalhados de acordo com suas características e amplamente divulgados através de placas no local, em veículos de comunicação, em sites especializados, como o Chave Fácil, com adesão de empresas do Parceiro Global e no nosso próprio site.

Serviços Lowndes para proprietários de Imóveis

Os imóveis vagos são trabalhados de acordo com suas características e amplamente divulgados através de placas no local, veículos de comunicação e sites especializados

São ações conjuntas para dar maior agilidade na hora de negociar os imóveis. É a Lowndes, imprimindo aos serviços de locação e venda os mesmos princípios de bem servir que norteiam sua atuação na administração condominial para maior tranquilidade de seus clientes.


Atualidade

Guarda de Documentos

Preservar a memória do condomínio é medida preventiva que também auxilia no planejamento de ações futuras

Documentos do condomínio

É enorme o número de documentos que circulam em uma administração condominial. São contratos, comprovantes fiscais, trabalhistas e uma infinidade de outros, muitos deles com obrigação de guarda por décadas e até para sempre. Não dar atenção a esta que é uma das responsabilidades do síndico, é arriscar-se a ter dores de cabeça. Sem a preservação, guarda e organização destes documentos, o que fazer em casos de fiscalização trabalhista ou fiscal? Sem as plantas construtivas e de obras anteriores, como prevenir-se de acidentes, sejam em consequência de perfurações de tubulação de água, luz ou gás, seja resultado de sobrepeso, por exemplo, como nos casos de alterações de varanda, com fechamentos e colocação de churrasqueira e outros objetos, cada dia mais comuns? Quem tem um cuidado especial com o tema relata os muitos benefícios de se ter um arquivo à mão. Para além do cumprimento de uma obrigatoriedade, estes síndicos fazem de seu acervo um importante aliado da boa administração.

Nenhuma Obra é Feita Sem Prévia Consulta ao Arquivo no Canova

Andréa Caloni, síndica do Edifício Canova, na Barra da Tijuca, acaba de comprar mais uma estante para o arquivo do condomínio que não para de crescer. “É muito papel”, diz. O condomínio tem a felicidade de dispor de todas as plantas, projetos realizados, além de documentos fiscais e trabalhistas, organizados em uma sala própria, com estantes repletas de pastas e caixas etiquetadas, além de índice colorido, afixado sobre um dos gaveteiros, para ajudar a encontrar facilmente o que se procura. Há pastas até para cada prestador de serviço. “É uma importante fonte de consulta antes de realizarmos qualquer obra. É a mão de obra, os materiais, o que foi feito e de que forma”, detalha, dizendo que são informações úteis até para o acompanhamento do fiel cumprimento das cláusulas dos diversos contratos firmados. “De todas as formas, o arquivo tem sido muito mais útil do que poderia supor”.

A síndica destaca que a memória do prédio é também a de todos os seus proprietários e conta que, recentemente, realizou o recadastramento de todos os condôminos, confirmando, atualizando ou cobrando, quando necessário, a documentação de cada unidade. “É um trabalho importante. Uma moradora precisou de um documento de seu imôvel e como não tinha, foi possível socorrê-la a partir do arquivo do condomínio. Nem sempre a pessoa tem o conhecimento de que um dia será preciso utilizar um documento velho, mas há muitos que devem ser guardados para toda vida”, diz.

Além do arquivo em papel, o condomínio também tem toda documentação do edifício, inclusive plantas dos apartamentos, em mídia digital. A síndica conta que o condomínio também guarda livros de protocolo de entrega de correspondência e de ocorrência. “Um arquivo completo é um relato fidedigno da história do prédio dia a dia. Informação fundamental não apenas para cumprir com uma norma, mas, por exemplo, quando uma gestão é substituída por outra. Aqui, ninguém assume no escuro”, destaca Andrea, contando que a organização do arquivo do Canova foi feito por uma moradora com gestão passada e que as que se sucederam, desde então, se comprometem em mantê-lo desta forma.

Assessoria Especializada e Recuperação de Acervo no Missões

No condomínio Missões, no Cosme Velho, toda a documentação foi organizada por uma experiente profissional de administração de condomínio. Serviço iniciado em 2002 e mantido até hoje. “Já estou em outro ramo, mas o carinho pelo condomínio e pelo trabalho que fiz me mantém cuidando do acervo do Missões”, afirma Carmem Lucia Pinto de Oliveira, responsável pelo arquivo do condomínio. Tudo foi feito em três etapas: organização de documentação, que incluiu a recuperação junto à prefeitura de algumas plantas e a passagem das estantes de madeira para as de metal. Mais recentemente, foi criado ainda um controle para o acesso dos condôminos aos documentos. É que o condomínio optou por, em caso de solicitação, fazer cópia do documento, em vez de entregar ao morador o original. “Com esta medida, elimina-se o risco de ter uma planta, por exemplo, perdida ou danificada”, defende.

Foto de Andrea Caloni, síndica

A síndica Andrea Caloni e o arquivo do condomínio: consulta útil, facilitada pela organização.

Para a síndica Maria Salete Lopes Paulo, dispor de um acervo tão cuidado faz muita diferença. “Primeiramente, os documentos ficam centralizados na administração e não na casa da síndica. Depois, logo que chega um documento, qualquer que seja, ou, então quando se precisa de algum deles, a pessoa já sabe se localizar. Guarda e consulta são fáceis de fazer”, diz, acrescentando que somente a arquivista e o pessoal do conselho tem acesso direto ao arquivo e, assim mesmo, com o prévio conhecimento dela. Ela diz que o trabalho da profissional deu tranquilidade à administração, pois foi ela quem cuidou do restauro de alguns documentos e também da pesquisa que levou a encontrar em órgãos públicos aqueles que faltavam. “O edifício é antigo e foi preciso resgatar parte do acervo na prefeitura. Alguns exigiram um trabalho de restauração. Mas, a massa documental do condomínio hoje é completa, organizada e mantida com precisão”, afirma Carmem. “É uma segurança para mim e também para o condomínio. Seria impossível imprimir transparência às minhas gestões sem este arquivo”, completa Maria Salete, ressaltando ainda o suporte que pode prestar aos moradores. “É muito comum que venham buscar aqui documentos que ajudem a comprovar pagamento, ou plantas para execução de uma obra”, completa.

Serviço e Espaço Físico Terceirizado no Victor Hugo

O síndico José Antônio Marques da Mata, do Edifício Victor Hugo, em Botafogo, faz questão de ter toda a documentação organizada, mas por falta de um local onde guardar, utiliza o serviço da administradora. “Já tem uns 10 anos que este item do condomínio é cuidado fora do prédio”, conta.

Ambiente adequado para guardar documentos

Memória preservada em ambiente adequado.

O síndico destaca que o volume de documentos é muito grande e que mesmo hoje, quando os comprovantes anuais permitiram reduzir este número, há muitos outros que precisam ser guardados um a um, como o caso de atas, de impostos, controles referentes aos empregados e uma série de outros. “Lá temos tudo guardado e separado por item, data, tudo direitinho. Mesmo os do dia a dia. E, quando a pasta de prestação de contas chega, por exemplo, a pasta digital já me permitiu ver os documentos através do site. Então acompanho sempre de perto esta questão da documentação do condomínio “, diz, contando que até para as manutenções recorre ao arquivo.

Na administradora temos tudo guardado e separado por item, data, tudo direitinho. Mesmo os do dia a dia. Até porque quando a pasta de prestação de contas chega, a pasta digital já me permitiu acompanhar de perto toda a documentação do condomínio

José Antônio Marques da Mata, Síndico.

“É fundamental acessar o que está previsto em contrato, periodicidade de visitas etc. Sem este controle ficaria difícil cobrar o correto cumprimento do que contratamos”, diz. Ele defende que dispor da história preservada é essencial para todas as partes envolvidas. “Já houve uma questão de família de um morador que precisou comprovar pagamento de período há muito passado e tínhamos este comprovante no acervo, o que nos permitiu ajudá-lo”, conta José Antônio.

Foto do departamento que cuida da documentação dos condomínios

Equipe do departamento de Apoio cuida da documentação dos condomínios

Arquivo Digital Previdenciário

Na Lowndes, o departamento responsável pelo arquivo é o Apoio, o mesmo que cuida da organização, distribuição e controle das pastas dos condomínios. “Mantemos os documentos relativos à prestação de contas e os de pessoal”, diz Márcia Luana, supervisora do Apoio.

São corredores de estantes, do chão ao teto, com pastas, canudos, livros, uma verdadeira biblioteca, com a equipe trabalhando logo ali, na antessala, cuidando para que tudo se mantenha pronto para consulta em caso de necessidade. “Os documentos de prestação de contas não estão descartados. Os de DP são acompanhados de acordo com a data prevista na legislação, mas quando chega o período previsto para o descarte, eles passam ainda por uma análise e uma consulta ao supervisor de pessoal e a diretoria, pois há situações em que se avalia que é melhor mantê-los por mais tempo”, conta.

O cuidado se estende a todos os condomínios atendidos pela administradora, mesmo para aqueles que dispõem de arquivo próprio. “É comum que ao receber um novo cliente, ele não tenha tudo organizado com o grau de detalhamento com que trabalhamos. Assim, avaliamos o material recebido, destacando e cobrando o que falta, de modo a completar o acervo e ordenar tudo”. É com base neste criterioso trabalho que as mídias digitais com informações previdenciárias são preparadas e entregues anualmente aos condomínios, conforme determinação da Receita Federal. “É uma obrigação a qual nenhum condomínio está isento e uma demanda realizada pelas administradoras, mas que nem todas elas cumprem. Aqui, os dados relativos a cada exercício são compilados, já validados, e gravados em CD, para que fique no condomínio à disposição de eventual fiscalização. Ele é acompanhado do Relatório de Resumo da Validação de Arquivo, que confirma o conteúdo do CD, bem como o Recibo de Entrega de Arquivos Digitais, devidamente assinado pelo Contador e pelo Responsável Técnico pela geração dos arquivos. Estes documentos devem ser guardados com o CD, para, numa eventual fiscalização, serem apresentados ao fiscal que assinará o recibo dando ao condomínio o comprovante da entrega do CD ao fiscal”, conclui.


Capa

PROCONDO

Selo de qualidade para proporcionar aos síndicos e condôminos segurança na utilização de serviços para a administração condominial completa um ano

Como selecionar uma administradora para o condomínio? A competência, a capacidade de um atendimento de qualidade e a sua solidez podem ser comprovadas? Tem o síndico meios para comparar as diversas empresas do mercado? Como escolher aquela capaz de garantir a segurança que precisa? Foi pensando nisto que um grupo de profissionais e representantes de instituições do setor imobiliário e de condomínios, liderado pela Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), criou o Programa de Auto-regulamentação da Atividade de Administração Condominial (PROCONDO), lançado no ano passado.

A diretora geral do PROCONDO, Deborah O’Dena Mendonça, comemora os resultados deste primeiro ano e diz que o Programa, que representa um salto de qualidade ao proporcionar o aprimoramento dos serviços prestados, já pode ser considerado um sucesso. “Pelo menos 10 mil condomínios gerenciados por administradoras certificadas já estão sendo beneficiados pelo PROCONDO”, comemora. Grande parte das administradoras de condomínios do Estado do Rio de Janeiro filiadas à ABADI já contam com a certificação e para Deborah, se ser associada à entidade já é um aval, com a certificação a garantia de bom atendimento ao cliente é ainda maior. “E isto é muito bom para o mercado”, afirma.

Francisco Castel-Branco, diretor da Administradora Lowndes, destaca a seriedade da certificação que antes mesmo de ser obtida já obriga as empresas a reverem seus processos. “Auditado pelo Bureau Veritas, empresa líder mundial em certificação, o selo não é fácil de ser conquistado. Fomos uma das primeiras, pois já tínhamos processos internos pautados pela excelência no atendimento e podemos assegurar que o PROCONDO representa, de fato, maior segurança para contratar serviços para a administração condominial”, afirma.

o selo não é fácil de ser conquistado. Fomos uma das primeiras, pois já tínhamos processos internos pautados pela excelência no atendimento

Francisco Castel-Branco, diretor da Administradora Lowndes

Processo Criterioso para Separar o Joio do Trigo

Deborah explica que os mais de 100 critérios básicos visam garantir que a empresa tem processos corretos que façam frente à grande responsabilidade que é administrar o maior patrimônio em bens de uma família. A avaliação passa pela confirmação de que se é tão sólida, ética e competente quanto o necessário. “A certificação é um divisor de águas. Estamos acompanhando este processo de todo o mercado e ele está apenas começando. O que virá a seguir são empresas e serviços muito melhores”, completa.

PROCONDO

Fazem parte das etapas para a obtenção da certificação um questionário com mais de 150 questões dirigidas à empresa e outras tantas para alguns de seus clientes, além de documentação avaliada por auditores. Gestão de pessoal, financeira, tributária e de assuntos jurídicos estão contemplados e são avaliados pelo critério de cumprimento das legislações específicas. Muitas destas etapas são eliminatórias. É preciso dispor de ficha negativa dos principais executivos e ter a capacidade de, a qualquer momento, colocar à disposição o saldo credor dos clientes, por exemplo. E ainda são testadas as rotinas de trabalho, a abrangência de serviços e a qualidade de atendimento.

A certificação PROCONDO tem revisão anual e validade de três anos. Após esse período, é preciso que a empresa passe por uma nova auditoria que avaliará se está apta a manter o certificado.

Foto de Deborah O'Dena Mendonça, diretora geral do PROCONDO

Os números apresentados pelo PROCONDO até agora estão além da expectativa. O objetivo é conseguir ampliar cada vez mais a qualidade dos serviços para a atividade condominiaI

Deborah O’Dena Mendonça, diretora geral do PROCONDO

Administradora foi uma das Primeiras a Obter o Selo

Avaliadas todas as questões, departamento por departamento, além de saúde financeira e capacitação dos colaboradores, a Lowndes passou, com excelência, por todas as auditorias e está na lista entre as primeiras cinco administradoras a obter o PROCONDO.

“Ter um código de conduta, além de normas e parâmetros que orientem as empresas sobre procedimentos corretos e desejáveis para o bom exercício da atividade é excelente para o mercado. A partir daí, todo diferencial entre as administradoras será um benefício a mais para seus clientes. O síndico precisa ter a segurança e a tranquilidade de contar com uma boa retaguarda e investimos nisso desde a fundação da empresa. É bom ver que todos caminham na mesma direçâo”, considera Francisco.

Ele lembra que no passado empresas sem qualquer estrutura quebraram levando junto o dinheiro dos condomínios, causando grandes prejuízos para seus clientes e para todo o mercado. “Infelizmente, não é difícil vir a público alegando ser capaz de prestar serviços para o condomínio. Como o síndico poderia saber se era realmente, ou não? Mas com a certificação, regras precisam ser cumpridas e o cliente não fica vulnerável. Nós estamos fazendo a nossa parte e já preparados para a revisão anual e seguros quanto às avaliações previstas para daqui a dois anos”, completa.

Número de Empresas PROCONDO Supera Estimativas

Dado muito positivo ao completar este primeiro ano, é o número de empresas que já alcançaram a certificação. No consolidado, já há mais de 60% das administradoras com o selo PROCONDO.

Mas, apesar disto, há quem ainda não conheça o Programa. “Fiquei muito interessada em saber mais sobre este selo, pois desde que os programas de certificação de qualidade surgiram, eles veem aprimorando os serviços aos clientes em todos os segmentos da economia”, afirma Grécia Ferreira, síndica há 20 anos do Condomínio do Edifício 900, em São Conrado. “Com 75 anos, caminhando para os 76, já procura me poupar, mantendo-me na administração do condomínio pelo afeto ao prédio, mas a paixão por conhecer continua e quero saber tudo sobre esta certificação que, não tenho dúvida, é ótima para a administração condominial”, completa.

A diretora geral do PROCONDO, explica que dar conhecimento a todo público exige um trabalho intenso e recorrente. “Quanto tempo levou, desde a criação da certificação de qualidade do café, uma das primeiras no mercado brasileiro, até que o consumidor chegasse ao supermercado procurando pelas marcas certificadas? Isto leva tempo. Será a própria consolidação do processo a maior divulgadora do PROCONDO. O melhor é que os números apresentados até agora estão além da expectativa”, afirma, acrescentando que a essência do Programa segue sendo aprimorada. “O objetivo é conseguir ampliar cada vez mais a qualidade dos serviços para a atividade condominial”, conclui.

Para saber mais sobre o selo, visite o site: www.procondo.com.br.


Para Obter o Selo

O processo de auditoria para a obtenção do selo de qualidade PROCONDO inclui 150 questões e etapas eliminatórias. Entre estas estão a apresentação de documentação comprobatória de fiel cumprimento à legislação trabalhista e previdenciária, que envolve cerca de 50 itens, entre sistemática formalizada de seleção e contratação de funcionários, registros, controles de benefícios, de folha de pagamento e escalas de trabalho, recolhimentos, emissão de declarações, até a oferta de cursos de aprimoramento profissional para os empregados de condomínio. 

O mesmo critério é verificado na gestão financeira, com a confirmação de elaboração de previsões e planilhas, controles de pagamento e de cobranças, sistemática para a prestação de contas mensais, com retenções, recolhimentos e declaração negativa de débitos condominiais.

Além destes, há mais um conjunto de questões sobre suporte a assuntos jurídicos, como o apoio em ações trabalhistas, fiscais, tributárias e cíveis, por meio de advogados, e em ações propostas em Juizados Especiais, e análise de contratos.

A solidez, a capacidade de atendimento com qualidade, transparência e ética, além da comprovação do cumprimento de todas as obrigações legais, estão entre as primeiras eliminatórias, garantindo que o selo seja ostentado apenas pelas melhores empresas do mercado.


Entrevista

Administração preventiva: como e por que fazer?

Keila de Oliveira 
Gestora do Lowndes Síndica 

No cotidiano de um condomínio o que não faltam são imprevistos. Mas é possível reduzir as ocorrências investindo em prevenção. Um planejamento de ações, um cronograma de manutenção, o estabelecimento de metas e o provisionamento a partir de uma poupança específica são itens que colaboram com as finanças do condomínio, trazem segurança e tranquilidade à administração. A gestora do Lowndes Síndica, Keila de Oliveira, destaca que o trabalho em condomínio pode ser pesado, se não houver planejamento e capacidade de antecipar-se prevenindo problemas.

Foto de Keila de Oliveira, gestora do Lowndes Síndica

O síndico atual deve planejar e pensar a curto, médio e longo prazo. Um pensamento largo, a partir de uma avaliação das reais demandas, com o estabelecimento de prioridades e a gestão e otimização dos recursos existentes

Keila de Oliveira é gestora condominial

LOWNDES REPORT – O que é a administração preventiva para condomínios? 

KEILA DE OLIVEIRA – A administração condominial cada vez mais se aproxima daquela realizada pelas empresas no que diz respeito à gestão de negócios. A diferença é que o “negócio” em condomínio, o lucro que se almeja, é o bem estar dos condôminos e moradores e a valorização do patrimônio. O síndico atual deve ter uma visão empresarial. Planejar e pensar a curto, médio e longo prazo. Um pensamento largo, a partir de uma avaliação das reais demandas, com o estabelecimento de prioridades e a gestão e otimização dos recursos existentes.

LOWNDES REPORT – A manutenção preventiva está incluída neste processo? 

KEILA DE OLIVEIRA – É comum que ao se falar em administração preventiva as pessoas remetem ao tema manutenção. Mas, este é um item dentre os vários outros. Em condomínio tem um peso enorme, mas não é único. Mesmo dentro dele, se pensarmos em gestão de contratos, por exemplo, vemos que o universo é maior. Não é somente a gestão de manutenção, financeira e de pessoal, mas de tudo junto, é o conjunto que compõe o processo.

LOWNDES REPORT – Que itens, então, compõem a administração preventiva? 

KEILA DE OLIVEIRA – Primeiramente, não se faz uma administração deste tipo sem um check list predial, uma análise prévia do condomínio. Nesta avaliação devem estar contidos o perfil do edifício, sua idade e seus aspectos estruturais, localização e o status de seus usuários, além dos objetivos destes, serviços, equipamentos, quadro de pessoal, contratos, além da mensuração de consumos, entre outras. Quanto mais abrangente e detalhado for o check list, melhor. É ter um raio x para nortear as ações a partir das reais necessidades, permitindo priorizar as emergenciais e planejar as melhorias.

LOWNDES REPORT – É um trabalho enorme. Um painel imenso. O que não pode faltar?

KEILA DE OLIVEIRA – Partindo do básico, manter o condomínio constantemente organizado, limpo e com aparência de bem conservado; contratação e controle dos contratos das manutenções preventivas de todos os equipamentos: de interfones a gerador, passando por portões automáticos, bombas e jardins, e outras. Não esquecendo das limpezas obrigatórias de reservatórios, caixas de esgoto, dedetização, etc, e também as pequenas manutenções como troca de lâmpadas e demais itens. Provisionamento para os diversos itens sazonais e de manutenção, seja um 130 salário ou férias, e até uma possível demissão, manutenções estratégicas e planejadas, como reformas de fachada, modernização de elevadores. Monitoramento de gastos, consumos e despesas pequenas, assim como o acompanhamento constante da conta do condomínio, para um efetivo controle contábil, permitindo ajuste, sinalizando para racionalização de custos. A lista é extensa. Uma ação fundamental é a de preparar os empregados para realizar o check list dos itens cuja manutenção é mais frequente no prédio. Um formulário com estas checagens que, dependendo do item pode ser diária, mensal, semestral ou anual é uma ferramenta de administração imprescindível ao síndico.

A previsibilidade para reduzir problemas que venham a afetar a percepção da qualidade do seu atendimento é fundamental. Esta administração preventiva é a base dos serviços Lowndes

LOWNDES REPORT – Quanto tempo leva para se conseguir uma avaliação deste nível e como ela pode ser feita? 

KEILA DE OLIVEIRA – O tempo varia de caso para caso. Mas, geralmente, faz-se nas primeiras semanas em que se assume um condomínio. Há instrumentos próprios para realizar esta avaliação. Um formulário padrão de checklist de entrada, por exemplo, e ainda a documentação básica, própria de um condomínio, que são a previsão orçamentária, as atas de assembleias, os contratos e etc. De qualquer forma, o estudo de tudo isto e o planejamento é melhor executado quando se tem experiência em administração de condomínios. Hoje já não é possível administrar condomínio sem o suporte de uma administradora e as melhores dispõe de consultores de condomínios, com formação específica e experiência para auxiliar o síndico nesta tarefa. Pois, ainda que tenha uma formação em uma das áreas fundamentais da administração condominial, como direito, gestão de recursos humanos, finanças ou engenharia civil, é pouco provável que tenha experiência em todas elas. Com o suporte de uma administradora se dispõe de toda esta gama de profissionais que atendem exclusivamente a condomínios. E já está previsto nos serviços que oferecem a administração preventiva. Do ponto de vista de seu negócio, a previsibilidade para reduzir, ao máximo, problemas que venham a afetar a percepção da qualidade do seu atendimento é fundamental. Esta administração preventiva é a base dos serviços Lowndes, o Lowndes Síndica e o Lowndes Sindica Operacional, assim como o pacote que integra os dois no atendimento ao condomínio. É a melhor forma de garantir uma parametrização é um padrão de qualidade no atendimento ao condomínio: conhecimento dos problemas, dos anseios, dos recursos e planejamento do que será feito, a partir de prazos específicos.

LOWNDES REPORT – O que está previsto nestes serviços? 

KEILA DE OLIVEIRA – Pactuando com o condomínio, todo o trabalho é realizado com o respaldo da administradora, em uma gestão baseada em diagnóstico predial. Iniciamos com uma vistoria prévia, que é baseada num check-up predial e administrativa, onde fazemos um raio x do condomínio para verificar características, forma de gestão e correções a serem feitas. Baseados nos relatórios e diagnósticos desta primeira etapa, apresentamos em assembleia um planejamento de ações, elencando as prioridades x previsão orçamentária, para que seja traçado um cronograma de ações passíveis de serem realizadas. A solução tem sido muito procurada devido à falta de condôminos dispostos a assumir a função de síndicos, mas também por uma maior compreensão da complexidade e do alto grau de responsabilidade, inclusive jurídica, que recai sobre o síndico. É um suporte que oferece maior segurança para a administração condominial.


Tome Nota

Fatura de Água pela Internet

As faturas de fornecimento de água disponibilizadas pelas prestadoras do serviço para emissão através da internet deverão conter obrigatoriamente todos os dados constantes da fatura original. É isto que diz a Lei estadual 7431/16, que entrou em vigor no dia 26 de setembro. O seu descumprimento ensejará a aplicação das sanções previstas pela Lei Federal n° 8.078, de 11 de setembro de 1990, do Código de Defesa do Consumidor.

Fatura de água pela internet


Atenção ao Cadastro do CPF do Morador

A partir de Janeiro do ano que vem, os boletos só serão emitidos se a pessoa ou empresa pagadora informar o CPF ou CNPJ para quem está fazendo a cobrança. O cobrador envia o boleto e as informações vão para uma base de dados, acessível aos bancos. Quando o devedor fizer o pagamento, os dados do boleto tem que bater com os que estão no banco. Com o sistema, será possível pagar os boletos vencidos no aplicativo, na agência lotérica ou em qualquer banco, pois os juros e a multa serão calculados automaticamente. Ele também evitará que fraudadores enviem boletos falsos em nome de empresas e condomínios.


Barulho Excessivo

Uma igreja terá de indenizar em R$15 mil a vizinha da instituição por barulho excessivo e perturbação de sossego. A instituição também foi condenada a realizar projeto de isolamento acústico no prazo de 90 dias. A autora afirmou que as atividades religiosas ocorriam de manhã e à noite e chegavam a durar seis horas, ultrapassando o horário das 22hs, e que não conseguia vender seu imóvel por isto, o que teria acarretado a desvalorização do bem. A decisão é do juiz de Direito da 6ª Vara Cível de Campo Grande/MS.

Barulho excessivo no condomínio


Destaque

Penalidades por descumprimento de dever condominiaI 

Aplicá-las exige cuidados que garantam segurança jurídica ao condomínio

descumprimento de dever condominial

Entre os principais deveres do síndico está o de cumprir e fazer cumprir as regras previstas nos estatutos que regem o condomínio: convenção, regimento interno e decisões assembleares. Isto, sem ferir a lei máxima do país e o Código Civil. Este último, contendo artigos fundamentais para auxiliar o síndico no cumprimento de suas responsabilidades. Mas a tarefa não é simples. A convivência em uma coletividade, cuja proximidade é grande, implica em cuidados para manter o bom ambiente. Como, então, proceder?

Para quem convive diariamente com as questões condominiais, conhecimento, prudência e boa assessoria são fundamentais. Os consultores de condominios Gerson Costa e Marcelo Ribeiro, ambos da Lowndes, e o advogado com longa experiência em questões imobiliárias e condominiais, Sérgio Sender, dão dicas importantes e são unânimes: As penalidades não são apenas punitivas; têm caráter educativo e preventivo, sendo fundamentais à vida em sociedade. “Não é possível prescindir delas. Mas há critérios para utilizá-las. Não respeitá-los pode levar a consequências difíceis de contornar”, afirma o advogado Sérgio Sender.

Foto do advogado Sérgio Sender

Sérgio Sender, advogado

Gerson Costa, profissional que há mais de 30 anos orienta os síndicos em suas gestões, aconselha que, diante de qualquer infração à regra, a comunicação seja o primeiro passo. A premissa é a de que antes de punir é preciso educar. Para tanto, todos os condôminos devem ter conhecimento da convenção e do regimento interno e também de cada decisão em assembleia. “É sabido que as pessoas não leem. Por isto, é importante valorizar oportunidades de dar conhecimento, não deixando escapar espaços e situações em que possa reforçá-las. É nos elevadores, no quadro de avisos, em um informativo, em reuniões e conversas”, diz.

Sobre isto, Marcelo Ribeiro acrescenta que a comunicação é importante também como processo, pois é na forma de proceder que está a garantia de um resultado seguro, mesmo que, ao final, tenha que se recorrer ao judiciário. A recomendação é para que, acontecido um problema, primeiro se encaminhe à coletividade um informe comentando o assunto, sem citar nomes. Esta comunicação deve alertar que o ocorrido é uma infração à regra, citando onde ela está descrita e destacando que é passível de punição. “Ela deve ser finalizada com um pedido de compreensão e auxílio, seja para garantir o pleno funcionamento do condomínio, seja para evitar danos ao patrimônio, ou garantir a segurança, a boa ambiência e a qualidade de vida de todos”, orienta.

Para os especialistas, o passo a passo para proceder com serenidade, transparência, impessoalidade e segurança jurídica é pedir que todas as reclamações sejam anotadas em Livro de Registro. Com isto e mais a comunicação direta ao infrator logo após a ocorrência, seguida da notificação e, em caso de reincidência, a aplicação de multa, ninguém poderá questionar a lisura da sanção. Desde que ela seja aplicada conforme previsto. “Os instrumentos que regem o condomínio devem prever todas as questões a fim de que, diante de um problema, se tenha meios de agir dentro da lei”, completa o advogado Sérgio Sender.

O experiente profissional, que atende a muitos condomínios em seu escritório de advocacia, reconhece que mesmo com todo cuidado, muitas vezes, o problema não é resolvido sem desgastes. No entanto, sua orientação é sempre para que os sindicos busquem a melhor assessoria para se prevenir. “É uma garantia não apenas para o síndico, que responde civil e criminalmente pelo condomínio, mas para toda a coletividade”.

Preparando o Terreno

Convenção e regimento interno em desacordo com as leis atuais não ajudam em nada a gestão condominial. Isto, quando não levam a riscos de erros passíveis de reversão da penalidade aplicada e, até, de responder a ações por danos morais.

Segundo Sender, da convenção devem constar todos os dispositivos detalhados para o tema aplicação de multas. Entre eles, questões como o fato de o síndico poder aplicá-las, ou somente a assembleia, por exemplo. Além de formas de advertência, eventual gradação de multas, como enquadrar casos de reiteração – ou seja, quantas vezes o ato precisa ser repetido para ser classificado como reiterado -, os prazos de tolerância à infração, os meios de se recorrer contra as multas, as formas de cobrança – se junto da cota ordinária do condomínio ou em separado —, entre outros detalhes.

“Convenções antigas, omissas ou mal elaboradas, costumam levar os condomínios a tomar decisões que o infrator consegue reverter judicialmente. A omissão ou o fato deste instrumento estar em desacordo com a legislação atual, são questões que precisam ser corrigidas para maior segurança e tranquilidade da coletividade condominial”, afirma.

Para ajudar, ele cita três artigos fundamentais do Código Civil Brasileiro que tratam do tema: o de número 1.334, IV, que determina que toda penalidade deve estar prevista na convenção, e os 1.336 e 1337, que dispõem sobre aplicação de multas de até 5, ou mais, cotas condominiais para o descumprimento de deveres condominiais. “Nela está o caminho correto para se tratar o condômino inadimplente”, adianta.

O artigo 1.336 é o que fala sobre a aplicação de multa de até 5 quotas para os casos de descumprimento de deveres condominiais, dizendo que se houver previsão na convenção, ela pode ser aplicada pelo síndico. Já o artigo 1.337, cita a reiteração como fator fundamental para a aplicação de multa de 10 quotas condominiais, determinando que esta somente poderá ser aplicada por deliberação em assembleia com três quartos de condômino. “Mais uma vez, é fundamental que se dê, previamente, meios de defesa ao condômino infrator”, acrescenta. Sender destaca ainda que já há jurisprudência para o enquadramento do condômino inadimplente reiterado como antissocial, permitindo multas até maiores. “Novamente, os pré-requisitos são a previsão em convenção, com a definição do que é considerado condômino antissocial – incluindo aí o devedor contumaz -, com percentual de multas e prévia comunicação com tempo para defesa. O STJ já se pronunciou, em seu Enunciado de número 92, que diz que “as sanções do artigo 1.337 não podem ser aplicadas sem que se garanta direito de defesa ao condômino nocivo”, completa.

Inadimplente Contumaz e Multa Embutida

Os supervisores de condomínio Gerson Costa e Marcelo Ribeiro destacam que nenhum constrangimento deve ser imposto ao condômino infrator. “No caso do inadimplente é comum que se queira limitar o seu acesso às áreas comuns. Isto é uma temeridade”, afirma Gerson. “As sanções aplicáveis nestes casos são aquelas impostas na convenção condominial, quando não ferirem leis maiores, como o Código Civil”, acrescenta Marcelo.

Foto de Gerson Costa e Marcelo Ribeiro, consultores de condomínio da Lowndes

Gerson Costa e Marcelo Ribeiro são Consultores de Condomínio da Lowndes

O advogado destaca que os tribunais, em algumas situações, têm permitido aos condomínios restringir o acesso às áreas de lazer, mas não vale arriscar: “Há muita discussão em torno do tema e, particularmente, considero que o direito de propriedade é ferido, o que enfraquece a possibilidade de sair bem sucedido em uma ação. É contar demais com o entendimento em favor do condominio”, alerta, citando constrangimentos inaceitáveis, como a proibição do uso de elevadores. “Absolutamente, não recomendável. A punição deve ser pecuniâria”, orienta.

Outra forma de multa sobre a qual o advogado adverte é para a chamada multa embutida. “Quando se dá desconto por pagamento antecipado, corre-se o risco de ser questionado e até de devolver diferenças”, alerta.

Sender reafirma que o melhor caminho a seguir é mudar a convenção para que, de fato, iniba atrasos nos pagamento da cota condominial. Ele cita o caso ocorrido em Brasília em que um condômino foi condenado a pagar além da multa de 2%, 10% sobre o valor total da dívida, pois o estatuto interno do condomínio previa o enquadramento da inadimplência reiterada como comportamento antissocial do condômino. E, ainda, a possibilidade da perda do imôvel, prevista no Código Civil, como fator inibidor de atraso ou não pagamento de cota condominial. “No caso de Brasília, a decisão foi influenciada pela cláusula da convenção e também pela assembleia específica que realizaram para deliberar sobre a aplicação da multa. Por isso, a importância fundamental de se atualizar as convenções”, completa.

Na inexistência de procedimentos previstos na convenção e no regimento interno, o condomínio deve levar a questão à assembleia para aprovar um regramento. “Quando omissos, estes instrumentos podem ser alterados por maioria simples”, conclui Sender.


Para Alterar a Convenção

O primeiro passo é levar à assembleia a necessidade de ter uma convenção aprovada e registrada e de ter um escritório de advocacia experiente para que o documento seja o mais correto e preciso em acordo com a lei. Já com uma redação inicial, todos os condôminos devem receber uma cópia, com prazo para críticas e novas propostas.

Todos os que assinalarem alguma coisa devem ser ouvidos e as propostas discutidas com o advogado, até o fechamento de um texto final.

Em paralelo, deve-se solicitar todas as Certidões de Ônus Reais das unidades, a fim de identificar os donos efetivos. É preciso realizar as correções necessárias no cartório de registro de imóveis, antes da entrega do texto da convenção.

Reunir em A G E os condôminos que representem 2/3 para assinar o livro de atas e a nova convenção é uma das maiores dificuldades e a recomendação dos consultores de condomínio é para que se trabalhe exaustivamente a comunicação sobre a necessidade de colaborarem para que o processo possa ser finalizado.


Deu Certo

Gestão Diferenciada

Condomínio Marina Barrabella

Peter Freundt é síndico há três gestões do condomínio Marina BarraBella, na Barra da Tijuca, tendo participado sempre do conselho consultivo, desde o lançamento do empreendimento, há 30 anos. Executivo com longa experiência na direção de empresa multinacional, empresta ao condomínio uma visão diferenciada. A primeira e mais importante é a de que todos os condôminos são corresponsáveis e, por isso, atuantes nos cuidados com o condomínio. Para aceitar ser síndico, ele colocou uma condição: “Só assumo se os demais proprietários assumirem a gestão junto comigo”. E assim, o sucesso de suas gestões é o resultado do trabalho de todos.

A modernização mecânica de todos os equipamentos foi uma obra que consumiu sete meses, mais outros seis meses para os ajustes necessários

Peter Freundt, síndico

O Marina BarraBelIa conta com grupos de trabalho para as diferentes questões que demandam cuidados na área comum que atende aos três blocos. Toda grande obra, todo item de exigências mais frequentes, tem um grupo, temporário ou permanente. Foi assim com a reforma dos nove elevadores, o primeiro e maior desafio das gestões de Peter. “Um de cada bloco por vez, a modernização mecânica de todos os equipamentos foi uma obra que consumiu sete meses para a conclusão, mais outros seis meses para os ajustes necessários. Já estamos aproveitando o resultado, mas o trabalho segue, agora para conscientizar os moradores quanto aos cuidados no uso cotidiano, a fim de preservá-los”, afirma, acrescentando que contar com um grupo de trabalho em todo o processo foi essencial.

Foto do Condomínio BarraBella

Fachada do Condomínio Marina BarraBelIa

E foi assim também na reforma das quadras e na mudança da empresa que cuida das piscinas, sempre com bom resultado. Jardins, segurança e pessoal contam com grupos de trabalho permanentes. “São itens cujas demandas não têm fim”, explica.

Foto da frente do Condomínio BarraBella

Combater às Infiltrações

Além da coordenação de uma administração compartilhada, é o cuidado com as manutenções outra marca das gestões do síndico. A atenção constante para realizar as muitas correções necessárias em virtude da idade das edificações, soma-se à prontidão para “apagar os incêndios” que surgem. “Do início do ano para cá, tivemos muitos problemas de infiltração. São os canos das instalações hidráulicas corroídos pelo tempo”. O condomínio vem aproveitando cada caso para ir substituindo as tubulações, priorizando aquelas que afetam mais diretamente os moradores. “A expectativa é de que até o final do ano fechemos este ciclo, rezando para não acontecerem outros problemas, a fim de podermos abrir pauta para melhorias”, enseja.

A cota já é elevada e um aumento maior para prevenir-se de eventualidades não é a melhor opção

Peter Freundt, síndico

E priorizar é a solução encontrada pelo síndico para conseguir fazer mais com menos. Síndico e comunidade preferem trabalhar com uma previsão orçamentária justa, recorrendo à cota extra somente na necessidade de uma obra de maior porte. “Pagaremos mais de qualquer forma, mas quando houver, de fato, necessidade”, defende. Peter considera que a cota já é elevada e que um aumento maior para prevenir-se de eventualidades não é a melhor opção. Assim, trabalha junto com os moradores no corte de desperdícios, fazendo caixa e priorizando obra ou melhoria em função do menor investimento com o melhor resultado para o bem estar de todos.

Foto de Peter Freundt e Amaury Perpétuo, síndico e zelador do condomínio

O síndico Peter Freundt com o zelador Amaury Perpétuo Socorro da Silva

Identificar, Aproveitar Melhor ou Eliminar

Com a ajuda dos grupos de trabalho, o foco permanente da administração do Marina BarraBella é, além da contenção de despesas, a otimização dos recursos. “Nossa maior despesa é com a folha de pessoal, mas com este item não há muito o que fazer. Como todo acesso ao condomínio se dá apenas pela identificação na portaria, é preciso manter constantemente dois profissionais ali e, por opção dos moradores, ela funciona 24 horas. É uma despesa que não temos como cortar. Assim, a nossa alternativa é investir em outras frentes”, comenta.

O condomínio tem 16 funcionários, dois deles da manutenção que ajudam nas pequenas reformas, permitindo que se contrate apenas prestação de serviços para grandes obras. Além do grupo de trabalho específico para ajudar com o item, o síndico tem no zelador, Amaury Perpétuo Socorro da Silva, um braço direito. “É ele quem orienta e coordena, e também cuida do controle de consumos, desde material de limpeza, passando por materiais para consertos que possamos fazer com o nosso pessoal, ao das contas de água, luz e gás. Ações fundamentais para a administração condominial”, afirma Peter.

Já para os demais itens, a regra é avaliar capacidade de dar retorno efetivo. Um grupo de estudos está avaliando a opção de captar e armazenar água de chuva para uso nas areas comuns, aproveitando a estação de tratamento de esgoto desativada depois da integração da rede pela CEDAE. Mas, somente a viabilidade do uso sem maiores investimentos dirá se a opção será adotada. “Nossa preocupação é com a necessidade de bombeamento para que a água abasteça também as descargas dos vasos sanitários das unidades”, detalha.

Foi assim que decidiram desligar o sistema de aquecimento da piscina no inverno. “Ela é aquecida a gás. Com a baixa procura, a opção dos moradores foi por reduzir a despesa”. No momento, está em cheque a permanência do uso da captação de energia solar. Instalada há seis anos, a tecnologia não deu o resultado que o condomínio esperava. Recentemente, os moradores decidiram desativá-la, mas ainda avaliam a viabilidade de mantê-Ia para o aquecimento da piscina. “Se for possível, será mantida para este fim. Em caso contrário, descartada”, conta Peter.

O síndico que não tem medo de confiar e delegar, tem na transparência a marca que considera a mais importante para qualquer administração. “O dinheiro do condomínio é do condomínio. Temos aqui um caixa pequeno para miudezas e nada mais. Gosto das coisas muito transparentes para não ouvir comentários maldosos. Tudo aqui é acompanhado por grupos de trabalho, conselheiros e administradora”, completa Peter, que, com os moradores, já prepara terreno para o próximo desafio: instalação de câmeras de segurança. “Gerir condomínio dá trabalho e com a participação de todos, o resultado é melhor”, conclui.


Porteiros

Para ser Sempre o Melhor Cartão de Visitas

Elisabeth do Rosário Batista 
Supervisora do Condomínio RB1

No Condomínio RB1 o atendimento é feito por recepcionistas e, dentre elas, está uma que se mantém desde o lançamento do edifício comercial como legítima representante do imponente edifício, um dos mais importantes do Rio de Janeiro. Elisabeth do Rosário Batista tem mais de 18 anos à frente da recepção, onde supervisiona o trabalho de outras cinco recepcionistas, sempre com o mesmo comprometimento, razão de orgulho e satisfação do antes chefe direto e hoje cliente. É que o serviço foi terceirizado, mas, por condição imposta pela administração do condomínio, Elisabeth seguiu como supervisora. “Não poderia ser diferente, pois é muito competente, tendo sido sempre responsável em suas funções e dedicada ao bom atendimento aos condôminos e usuários”, elogia Adonai Carneiro, Coordenador Técnico e Patrimonial do RB1.

Foto de Elisabeth do Rosário, supervisora de recepção do RB1

Elisabeth do Rosario Batista é a supervisora da recepção do RBl

“Meus patrões são muito humanos, tanto do RBi quanto da empresa. São profissionais com visão empresarial, mas também com relações humanizadas. Temos reuniões frequentes e trocamos muita informação. Sabem ouvir e temos a possibilidade de conversar para chegar a uma solução. São patrões presentes e isto é muito importante”, retribui Elisabeth, que antes de iniciar sua história no edifício, foi gerente de loja em um shopping de grande porte da Zona Sul. Tendo cursado formação de professores, alia experiência e bom atendimento ao público, com disciplina e senso de liderança. Selecionada para o cargo de recepcionista, logo assumiu a função de supervisora. “Com a terceirização, a administração pediu que seguisse coordenando a equipe e, assim, parceria estreita com a gestão interna foi mantida”, conta, destacando que o ex-chefe direto é hoje o cliente, mas, pelos tantos anos de trabalho juntos, é, antes de tudo, um amigo. “Aprendi e ainda aprendo muito com o Adonai”, diz.

Para Elisabeth, é no atendimento que está a sua motivação para buscar ser sempre melhor. “O papel de supervisão não mudou o meu modo de pensar. Quando você assume a coordenação depois de estar lado a lado com as mesmas pessoas, precisa saber lidar com isto. O que digo a elas é que ainda estamos juntas e que a única diferença é o peso da responsabilidade que passei a ter”, explica a supervisora, que ocupa a bancada de recepção, como as outras recepcionistas, e leva muito a sério esta função. “Aqui estamos à frente do único acesso ao prédio. Só permitimos a entrada se o usuário liberar. Mas, a partir do momento em que damos um crachá para uma pessoa, o segurança não tem o que fazer. É muita responsabilidade”, completa.

Ela comemora o fato de nunca ter acontecido qualquer problema de segurança ao longo dos 18 anos em que trabalha no prédio, afirmando não se deixar levar por isto. “Não tivemos qualquer situação de risco em razão de falhas no controle de acesso, mas a nossa atenção é a mesma dos primeiros tempos”, destaca.

Família e Trabalho São Suas Paixões

Foi somente com a primeira gravidez, que a obrigou a sair do primeiro emprego e a buscar, quatro meses depois, uma oportunidade com horários mais regulares que permitissem acompanhar melhor o crescimento da filha, que Elisabeth chegou ao RBl. “E foi o melhor para a minha vida. O trabalho aqui só trouxe coisas boas”, afirma. Ela conta que sua maior satisfação é ter uma atividade em que pode conhecer e lidar com tanta gente, em uma rotina sempre dinâmica. “Pelo convívio com os usuários, e mesmo o estresse, que faz parte, é sempre muito estimulante”. O prédio é também o lugar onde conheceu seu segundo marido, com quem hoje tem um filho. “Sou muito feliz por ter trilhado este caminho e poder hoje contar esta história marcada por bons momentos. Isto aqui é a minha paixão”, completa.

Sua dinâmica de trabalho é de segunda a sexta em uma portaria que funciona das 7 às 20 horas. “Somos seis recepcionistas e procuro manter as escalas porque a pessoa também tem uma vida lá fora, e gosto de cuidar para que cada uma cumpra o seu horário, a fim de se liberar e ter sua vida organizada”, diz. Nem sempre isto é possível e rendições e mudanças podem ocorrer, mas a prontidão para reorganizar a equipe é algo cuja experiência de Elisabeth facilita muito.

Na orientação às demais recepcionistas, que chegam muito jovens, diz que o cargo é uma passagem, destacando a importância de se ter objetivos. Ela conta que da época em que começou não ficou ninguém, muitas tendo sido contratadas para empresas instaladas no prédio. “A recepção dá visibilidade a seu trabalho e, ao destacar-se, ser convidada para assumir vagas em outros lugares é natural. Digo que é isto mesmo, que devemos buscar abrir caminhos, crescer. Quanto mais profissional for a postura de cada uma, melhor para o resultado geral do trabalho”, explica. Ela mesma nem pensa na possibilidade de sair, tamanha a identificação com a recepção do RB1. Mas enseja que as mais “meninas”, como diz, sigam sempre com objetivos elevados. “O desejo de ser melhor todos os dias é o que nos move. Eu sou melhor para a escolha que fiz, pela afeição que tenho por isto aqui. Mas querer ser melhor pode levar a trilhar novos caminhos. A escolha é de cada uma, seguir adiante ou não”.

Fora do horário de trabalho, Elisabeth gosta de pedalar e não abre mão de rodar com sua bike nas manhãs de sábado. Já o domingo é consagrado à família. “É o dia de um almoço diferente, de ir ao cinema com meus filhos, visitar um parente”, conta. Sem muito tempo para estudar, ainda espera um dia poder fazer cursos de idiomas.

Para quem tem interesse em trabalhar na área, destaca a simpatia, a educação e, acima de tudo, a postura, como pré-requisitos essenciais. “Quando chegamos a um lugar queremos ser bem recebidos. E com o outro não pode ser diferente. Somos seres humanos, todos temos nossos problemas, mas na recepção não podemos transparecer. Da mesma forma, não podemos nos deixar influenciar quando é o outro que chega com problemas”, orienta.

Aqui somos referência, é um dos prédios mais conhecidos e requisitados. Mas em qualquer recepção é você que está ali na frente. É o primeiro contato que, positivo ou negativo, pode influenciar o visitante ou usuário

Elisabeth do Rosário Batista

Para além disto, ressalta que o mais importante é o comprometimento, o entendimento de que você está representando o conjunto das empresas condôminas, a administração e de uma certa forma até a cidade, lembrando a época das Olimpíadas, quando a região onde está localizado o prédio recebeu tantos turistas. “Aqui somos referência, é um dos prédios mais conhecidos, uma locação das mais caras e requisitadas. Mas em qualquer recepção é você que está ali na frente. É o primeiro contato que, positivo ou negativo, pode influenciar visitante ou usuário. É tão importante quanto o visitante, é o cliente interno, e o tratamento deve ser igual. Temos que mostrar serviço tanto para um quanto para o outra”, conclui.


Ações Positivas

Realizar sonhos faz bem!

Fundada em 2008, a Make-A-Wish Brasil realiza sonhos de crianças portadoras de doenças que colocam em risco suas vidas. São sonhos infantis, como o de conhecer os personagens Patati Patatá, ou ter uma simples boneca, ou uma peruca depois de perder os cabelos devido aos efeitos do tratamento, que são realizados com o auxílio de uma rede de voluntários e parceiros que colaboram com recursos financeiros, produtos e serviços.

Realizando sonhos com a Make a Wish Brasil

A alegria de ter um simples sonho realizado: um dia de comprar

Ela é uma das 38 afiliadas da Make-A-Wish International, uma das instituições de apoio à criança mais conhecidas e respeitadas no mundo, presente em quase 50 países, cuja história de sua fundação é uma ideia clara do que é o seu trabalho.

Em 1980, o pequeno Chris, um menino de 7 anos em tratamento de leucemia, tinha o sonho de se tornar um policial. Quando sua saúde começou a piorar, um amigo da família conseguiu através de um oficial do Departamento de Segurança Pública do Arizona (USA) um dia para melhorar o seu astral. Ele incluía uma carona em um helicóptero da polícia, que o levou para o quartel general, onde três patrulheiros e um oficial motociclista o cumprimentaram antes de o levarem ao encontro da tropa do Departamento de Segurança Pública (DSP). Lá, Chris fez o juramento como o primeiro patrulheiro honorário do DSP da história. Eles também fizeram um uniforme especial que foi apresentado pelos oficiais para o Chris no dia primeiro de maio, data para a qual programaram um teste de motociclista que permitira a ele receber seus pins em forma de asa para colocar na farda. Chris passou no teste com ótimas notas em sua motocicleta operada com bateria e, ao retornar ao hospital, pediu para arrumarem o quarto de uma maneira que sempre pudesse ver seu uniforme, capacete de motociclista e a boina de campanha. Chris faleceu um dia depois, mas não sem antes ter experimentado a esperança, a força e a alegria de ter um sonho seu realizado. Sua mãe, Linda, e vários voluntários que participaram da realização de seu sonho e puderam vivenciar a transformação que ocorreu com o menino e com eles mesmos, decidiram que a ideia de transformar sonhos em realidade não poderia morrer. E, assim, nasceu a Make-A-Wish Foundation.

Como Participar e Ajudar

Para a criança que tem seu futuro ameaçado por uma doença grave, ter um sonho realizado significa que tudo é possível, que vale a pena acreditar. Especialmente naquele momento ela pode esquecer de tudo e ser, apenas, criança. E é esta ideia que está por trás de todo o trabalho, que depende, exclusivamente, do apoio de voluntários e da ajuda financeira de pessoas físicas e jurídicas.

Os voluntários são responsáveis pelo contato com a criança e sua família, desenho do sonho, captação de recursos para viabilizar o sonho e a efetiva realização do mesmo. De todos é exigido treinamento específico para realização dos sonhos.

Criança em mini buggy
Criança teve seu quarto decorado

Outros sonhos realizados: um mini buggy, um quarto decorado e muitos sorrisos

Todas as formas de participar estão detalhadas e são facilmente acessadas através do endereço eletrônico https://makeawish.org.br. No site da Make-A-Wish Brasil há ainda relato com fotos das histórias dos sonhos realizados, além do formulário de ficha de cadastro para que pais, cuidadores, ou as próprias crianças, possam preencher com seu sonho. Para finalizar o cadastro é necessário anexar o laudo médico da criança.

O Poder de um Sonho

Viver uma experiência transformadora através da realização do verdadeiro sonho tem um impacto direto na força emocional de todos que participam desse processo. Pesquisa realizada pela Make-A-Wish América comprova que:

  • 89% dos pais observaram um aumento na força emocional da criança, que pôde ajudá-la na melhoraria do quadro médico;
  • 81% dos pais observaram um aumento na vontade da criança continuar com o tratamento contra a doença;
  • 97% dos pais afirmam que houve um aumento da união familiar;
  • 84% dos pais observam uma redução no nível de ansiedade e temor dos filhos;
  • 92% dos voluntários se sentiram mais motivados a doar e ajudar outras famílias;
  • 91% dos voluntários e 94% dos pais expressaram um profundo comprometimento com a filantropia e o voluntariado.

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Lowndes

Administradora Condomonial no Rio de Janeiro

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