Whatsapp: (21) 99525-3071

Este documento é parte do nosso Acervo Histórico

Noticiário Lowndes – Nº 2

1 de janeiro de 1944
É fundamental destacar que as informações contidas em nosso arquivo histórico são uma expressão do contexto da época em que foram produzidas. Elas não necessariamente refletem as opiniões ou valores atuais da nossa empresa. À medida que progredimos e nos ajustamos às mudanças em nosso entorno, nossas visões e princípios também podem evoluir.
Matéria

Previdência

J. PENALVA SANTOS

De todos os princípios que asseguram o bem-estar da humanidade no convívio social, há um que, pela extensão dos benefícios que encerra, bem se pode intitular o segredo da estabilidade do indivíduo: a previdência.

Se contritamente meditarmos sobre os ensinamentos dela emanados, certamente concluiremos que a verdadeira felicidade do homem encontra ali suas diretrizes.

A previdência é uma obrigação que deve nascer com o indivíduo por força de hereditariedade, isto porque à previdência deviam estar obrigados nossos ascendentes, assim como obrigados estamos aos seus ensinamentos, de forma a que nossos descendentes possam e saibam, por sua vez, sucedê-la. “Carpent tua poma nepotes” – os descendentes colherão teus frutos.

O fator Previdência é indispensável a todos os atos da vida, sem exceção, de vez que, quando não podemos evitar o revés total, podemos contorná-lo ou atenuá-lo. Sob o aspecto objetivo, os atos e ações que diariamente praticamos exigem um permanente controle dos nossos sentidos à causa da Previdência, como veículo de garantia pessoal, mas não menos importante é o aspecto subjetivo, ou seja, a estabilização do espírito no ambiente da tranquilidade, em favor da sucessão, partindo da incógnita da duração da vida do indivíduo. Ora, se conhecemos essa realidade, se sabemos que a vida é um labirinto, por vezes tortuoso, e se temos noções de bom senso, é evidente que somos obrigados a velar pelo nosso destino, não só pelo prisma individual, mas pelo patrimônio que estamos também obrigados a legar, quer espiritual, material ou financeiramente. É sob este aspecto que vamos encontrar o amparo das Sociedades Seguradoras, amparo extensivo a todas as situações e ao alcance de todas as bolsas. O seguro, qualquer que seja a sua finalidade, é, através de sua laboriosa estrutura, um verdadeiro apostolado da Previdência. 

Um industrial e um negociante que não esteja assegurado pelo seguro, pode levar à ruína o seu estabelecimento, arrastando até o patrimônio de família, o seu nome e mesmo outros estabelecimentos a que esteja intimamente ligado comercialmente. Há uma expressão já generalizada nos meios bancários “transação que não comporta a despesa do seguro, é má transação”. 

Para as demais classes, o resultado é idêntico, sob outros aspectos. Se o indivíduo a cuja classe dedica a sua atividade não tem meios de consolidar um patrimônio de família por lhe faltar rendas que, poucas ou fartas, não lhe permitam tal condição, assiste-lhe a obrigação para com a sociedade de acobertar-se de meios de amparo à família na sua falta, que é certa, embora em tempo incerto. Mas, como fazê-lo? Simplesmente recorrendo às Sociedades Seguradoras, que, na sua missão especializada, aconselham, explicam e sugerem planos dentro das condições de cada um, ricos, remediados e pobres, os meios de estabelecer sua tranquilidade, presente e futura, para si e para os seus. 

A Organização LOWNDES, em cujas atividades conta com QUATRO poderosas e bem aparelhadas Cias. seguradoras, e, dispondo, por isso, de corretores especializados para todos os ramos de seguros, muito honrada se sentirá em colaborar, para maior difusão, em todos os lares e a todas as classes, pela CAUSA DA PREVIDÊNCIA!


Matéria

O Sinal Da Vitória

FELISBERTO CARNEIRO

Pátria! cremos em ti nos transes da desgraça!
Nossa terrível fé tem um sopro divino
Que impele o turbilhão da marcha de uma raça
Lutadora e valente em busca do destino!…

Pátria! cremos em ti… A nossa fé se abraça
Ao teu seio de mãe… e entoamos-te um hino
Vigoroso, que embala as multidões em massa
Qual rebate de crença, heróico e cristalino!…

Pátria! cremos em ti… porque Deus te abençoa
E impôs a tua fronte a imperial coroa
De predestinação que avassalando estas…

Do Cruzeiro do Sul arvorando a bandeira
No tope do teu céu, ó Pátria brasileira,
Diz: “Por este sinal, Brasil, tu vencerás!…”


Matéria

Mais um Dia de Festa Universal!

ARNALDO NUNES
(Da Academia Fluminense de Letras)

O mundo civilizado celebrou uma grande data. Como nas almas, nas instituições e nos povos, há também dias de verdadeira festa universal, porque são gratos a toda a humanidade.

Para só falar nos maiores e mais populares: 25 de Dezembro, o Natal! 14 de Julho, a queda da Bastilha! Quem os desconhece? Quem deles não se recorda? Quem não goza o benefício deles? 

A sociedade vem, das cavernas ao seu máximo progresso, em um crescendo que poderíamos representar por uma figura geométrica que se constitui de uma linha de leve inclinação e sinuosidade, interrompida aqui e ali por pequenos trechos de subidas e descidas, ora mais ora menos bruscas. Os trechos de linha levemente ondulados representam a relativa calmaria das ideias, e os aclives e declives das grandes crises e revoluções.

A calmaria se processa quando as atividades, em grande maioria, se orientam no mesmo sentido; as crises quando a população e o progresso atingem um ponto a que já não pode mais corresponder o “modus-vivendi” anterior. Dão-se, então, neste caso, os aclives e declives, porque a mole dirigida só a custo de esforços mais ou menos violentos consegue se transpor ao plano imediatamente superior. 

São fenômenos naturais. Ainda agora testemunhamos, na sua maior explosão. Percebendo-o chegar, não faltaram aventureiros ladinos, sem nada a perder e tudo a ganhar, que quisessem dele tirar partido, empregando a sua desmedida ausência de escrúpulos. E precipitou-se, de maneira catastrófica, o desequilíbrio do antigo “status quo” do mundo. O “modus vivendi” passou a ser a alucinação, a balbúrdia, a incerteza, calculadamente espalhada por toda parte. Ante a investida desenfreada do super-homem nietzschiano, o homem-espírito capitulou, cedendo lugar ao homem-máquina. O “Príncipe” e o materialismo histórico se confundiam. 

A coerência, o bom-senso, a lógica tinham outro sentido. O bem passou a ser anacrônico e a honestidade a índice de estupidez. A liberdade devia ser proclamada, mas para existir por sugestão. O Direito seria do mais forte e, para a sustentação mais fácil desse paraíso diabólico e corruptor, a tirania asfixiante e sanguinária ia dando aos seus negros tentáculos a aparência dourada de asas messiânicas com que pretendia encobrir as teorias totalitárias de “espaço vital”, de “aspirações naturais” forçadas.

Era a volta a um feudalismo ainda mais tenebroso, que de novo apenas tinha a sua amplitude e o culto à demagogia, às fanfarras guerreiras e à brutalidade nunca vista, à insídia e às obras suntuárias para encobrir, com a pompa material, o descalabro moral e aplacar o ronco das vísceras vazias. 

Gemiam já, um a um, quase todos os países europeus sob o tacão monstruoso do totalitarismo. Caiu a França, numa tragédia que enchia o mundo de dor e dava a impressão do fim irremediável da liberdade e da civilização.
Foi quando, do outro lado, no “porta-aviões” das ilhas britânicas, um homem, cheio de fé no seu povo e no superior destino do mundo, ergueu-se para salvá-los da barbárie, em cujas sombras, mergulhadas em fogo e sangue, começavam a desaparecer as conquistas da civilização, obtidas em séculos e séculos de sonhos e lutas. Nesse instante, num grande gesto, comovido e comovedor, estendeu a mão à sua aliada ferida de morte, que não soube entendê-lo… 

Logo depois, esse mesmo homem, voltando-se ao seu povo: “Nada tenho a prometer-vos senão sangue, suor, tormento e lágrimas!” disse ele, confiante na vitória final, mas certo da rudeza do caminho a percorrer para chegar a ela.

Não tardou a “Batalha da Inglaterra”. A Luftwaffe no apogeu quase não deixou em Londres pedra sobre pedra. Era, por tudo, tradições em cinzas e riquezas em pó, escombros e cadáveres, velhos sem teto e órfãos sem pão, mas não faltava resignação e vontade, respeito e coragem, disciplina e determinação. E a RAF venceu a batalha; o povo inglês resistiu admiravelmente; a invasão, que parecia iminente, não veio mudou-se completamente o curso da guerra! 

E esse homem providencial, gênio do século, referindo-se aos seus aviadores, numa feliz frase, afirmou: “Nunca tantos deveram a tão poucos!”
Sim, mudou-se o curso da guerra que parecia perdida. Que seria perdida para todos, se a resistência inglesa não permitisse que os seus aliados e ela própria se preparassem para a luta. 

Foi Winston Churchill que arrancou o mundo civilizado das garras selvagens que começavam a estrangulá-lo! 

30 de Novembro, sua data natalícia! Celebrou-a o mundo inteiro. Como nas almas, nas instituições e nos povos, há também dias de verdadeira festa universal, porque são gratos a toda a humanidade! 


Matéria

A Bandeira do Brasil

Transcrito do livro de ARIOSTO ESPINHEIRA “Viagem através do Brasil”


Aquela mancha esbranquiçada é chamada Via Láctea ou Caminho de Santiago, imensa zona luminosa, em forma de arco. Ela está representada em nossa Bandeira pela faixa branca, onde se lê: “Ordem e Progresso”, em letras verdes.

Essa faixa, inclinada da esquerda para a direita, de cima para baixo, atravessa uma esfera azul celeste onde se contam vinte e uma estrelas brancas, uma acima da faixa, e vinte abaixo, representando os diferentes Estados do Brasil.

A esfera azul está no meio de um losango amarelo, colocado sobre um retângulo verde.

As cores da nossa Bandeira simbolizam a nossa Natureza. O verde representa a natureza viva, as matas e os campos; o amarelo, a natureza morta, os minerais; o azul, o céu; o branco, os desejos de paz de todos os brasileiros, que precisam de “Ordem” para ter “Progresso”. 

As estrelas que vemos na esfera e que simbolizam os Estados Brasileiros representam o aspecto do céu do Brasil, visto do Rio de Janeiro, nas primeiras horas do dia 15 de Novembro do ano de 1889, dia da proclamação da República. 

As estrelas não são todas do mesmo tamanho. Como os nossos Estados, umas são maiores, outras menores. 

Muitas delas formam constelações. Constelações são grupos de estrelas que conservam sempre a mesma posição. Cada grupo, assim como cada estrela, tem um nome. Algumas estrelas que formam constelações são indicadas por meio de letras gregas.
Na Bandeira Nacional figuram estrelas que fazem parte de diversas constelações que aparecem em nosso céu. 

Da constelação da Virgem lá estão: Espiga, estrela que representa o Pará; da constelação do Pequeno Cão: Prócion, representando o Amazonas; da constelação do Grande Cão: Sírio, representando Mato Grosso; da constelação do Navio: Canopus, representando Goiás; da constelação do Cruzeiro do Sul: Alfa, representando Minas Gerais; Beta, representando o Rio Grande do Sul; Gama, representando São Paulo; Delta, representando o Rio de Janeiro; Epsilon, representando Sergipe; da constelação do Escorpião: Antares, representando a Bahia; Beta, representando o Maranhão; Lambda, representando o Piauí. 

Teta representando o Ceará, Epsilon representando Pernambuco, Kapa representando Santa Catarina, Mu representando o Espírito Santo, Jota representando Alagoas; da constelação do Triângulo Austral: Alfa representando o Paraná, Beta representando a Paraíba do Norte, Gama representando o Rio Grande do Norte. E, finalmente, da constelação do Oitante: Sigma representando o Distrito Federal. 


Matéria

“Azes” Para O Brasil

JOAQUIM ANTONIO VIZEU PENALVA SANTOS, que há cinco meses, encontro-me nos Estados Unidos, no SAN ANTONIO AVIATION CADET CENTER, onde o BRAZILIAN SQUADRON aperfeiçoa treinamentos para colaborar, pelo Brasil, na causa Aliada. 


Matéria

A Companhia De Seguros “Cruzeiro Do Sul” E O Seu Primeiro Balanço De 1942

Logo da Companhia de Seguros Cruzeiro do Sul

Pelos algarismos com que a Cruzeiro do Sul publicou o seu primeiro Balanço é dado compreender exatamente a posição econômica da Companhia.
De fato ela exprime com clareza uma situação privilegiada.

O passivo não exigível, isto é, o capital e as reservas, está representado pelas seguintes rubricas:

Apólices da Dívida Pública
957.600,00
Obrigações do Tesouro Nacional103.500,00
Ações do Inst. Resseguros do Brasil52.250,00
Banqueiros998.497,00

O passivo exigível é de Cr$ 403.000,30.

Isto quer dizer que o capital e reservas da Companhia estão de fato representados por valores reais e insofismáveis.

Ora, a melhor garantia dos segurados é justamente a capacidade do ativo da Seguradora em relação ao seu passivo. A Cruzeiro do Sul oferece esta garantia econômica, não se falando da garantia moral, pelos nomes que integram a sua Diretoria e Conselho Fiscal.

Pelos algarismos expressivos do seu primeiro Balanço, a Cruzeiro do Sul se firmou como uma realidade ímpar, garantindo desde logo o lugar que já desfruta entre as empresas Seguradoras do Brasil. Pelos algarismos expressivos do seu primeiro Balanço, a Cruzeiro do Sul se firmou como uma realidade ímpar, garantindo desde logo o lugar que já desfruta entre as empresas Seguradoras do Brasil.


Companhia de Seguros “Sagres” 

Os Grandes Expoentes da Indústria Brasileira

A modelar organização Ferreira Guimarães é um expressivo e honroso índice de progresso do nosso parque industrial! 

“Noticiário Lowndes” sente-se orgulhoso em publicar estas breves notas sobre os seus grandes amigos FERREIRA GUIMARÃES. Isto, não só por se tratar de uma organização que pode servir de modelo a verdadeiros industriais, como demonstrar o quanto um grupo de bons brasileiros se preocupa e trabalha, numa sucessão hierárquica, pelo desenvolvimento industrial do país, sob cuidadosos estudos dos aspectos técnico, econômico e social, indispensáveis ao ritmo das evoluções que a nossa geração tem atravessado.

Nessa jornada de inestimáveis serviços, a todas as classes e ao país, pela colaboração e esforços dedicados, encontramos a brilhante figura do Coronel BENJAMIM FERREIRA GUIMARÃES, o idealizador e orientador do importante parque industrial constituído pelas FÁBRICAS DE TECIDOS nas cidades de VALENÇA (Estado do Rio), CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (Estado do Espírito Santo), OLIVEIRA (Est. de Minas), SÃO JOÃO DEL REI (Est. de Minas), BARBACENA (Est. de Minas), JUIZ DE FORA (Est. de Minas). 

São ao todo SEIS fábricas de tecidos de algodão, onde trabalham cerca de 4 mil operários e onde estão investidos 45 milhões de cruzeiros de capital. Em todas estas fábricas, verdadeiro esmero de organização, a Cia. TÊXTIL FERREIRA GUIMARÃES, que controla a sua administração, mantém um exemplar serviço de assistência social, clínicas médicas, farmacêuticas e dentárias, e, em cada fábrica, um departamento de alimentação, conforme se vê na fotografia, primorosamente montado, com todos os requisitos de higiene, onde são servidas abundantes refeições aos operários, compostas de feijão, arroz, carne, legumes e frutas, pelo preço ínfimo de QUARENTA CENTAVOS por refeição, bem como café com leite e pão a 10 CENTAVOS!

Vista parcial do refeitório para operários, existente em todas as fábricas de tecidos da Organização Ferreira Guimarães. 

Para melhor expressar o que são as obras sociais da Organização Ferreira Guimarães, basta citar que em 1942, a cifra das mesmas atingiu a elevada quantia de Cr$1.340.000,00! Além da indústria têxtil, a Organização mantém outra, não menos grandiosa, a Cia. Minas da Passagem, com capital de 5 milhões de cruzeiros, onde trabalham perto de 1.300 operários no serviço de extração de ouro e arsênico, atingindo mensalmente a produção de 8.000 toneladas de minério tratado. A extração mensal de ouro já é de 40 quilos! Também faz parte da Organização o COSTUME DE GUSTAVO DA SILVEIRA, outro estabelecimento exemplar no gênero, adaptado com os mais modernos maquinários. O Coronel BENJAMIM FERREIRA GUIMARÃES também foi fundador da Cia. de Seguros MINAS-BRASIL, de grande destaque nos nossos meios seguradores, e é Presidente do BANCO DE MINAS GERAIS, um dos estabelecimentos bancários mais proeminentes do país. 

Em Belo Horizonte, foi criada a FUNDAÇÃO BENJAMIM GUIMARÃES, dotada de Hospital, Preventório e Colônia de Férias, com capacidade para 700 crianças pré-tuberculosas, com instalações modernas e localização privilegiada, como pode ser visto na fotografia. Ali são internadas as crianças fracas, evitando que a tuberculose possa afetá-las. Essa grandiosa obra por si só fala dos propósitos humanitários que encerra e do espírito profundamente avançado do seu criador. 

Sr. Manoel Ferreira Guimarães

Toda essa prodigiosa bagagem de inestimáveis serviços prestados à Nação não poderia deixar de ter a sua repercussão nos Poderes Públicos e assim é que, num ato de merecida justiça, o Presidente Vargas, em data de 8 de Dezembro p. findo, assinou um decreto, mandando inscrever o nome do CORONEL BENJAMIM FERREIRA GUIMARÃES no “LIVRO DO MÉRITO”, destinado a pautar, como reconhecimento da Nação, nomes de grandes brasileiros! A cerimônia da entrega do Decreto em pergaminho será realizada ainda este mês, que, por coincidência, é o mês em que o Coronel Benjamim comemora BODAS DE DIAMANTE!

A administração atual de toda esta vasta rede industrial está a cargo dos seus filhos MANOEL FERREIRA GUIMARÃES e BENJAMIM FERREIRA GUIMARÃES, ocupando o cargo de técnico das fábricas o Sr. FERREIRA GUIMARÃES FILHO. 

Vista da Fundação Ferreira Guimarães, em Belo Horizonte, onde estão localizados o Hospital, preventório e Colônia de férias para crianças pré-tuberculosas. 

Todos estes nomes, numa sequência de ensinamentos havidos do seu chefe, já são figuras de inconfundível e firmado prestígio do comércio e indústria do país. O Sr. Manoel Ferreira Guimarães exerceu a Presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro por cinco anos, durante os quais prestou relevantes serviços ao nosso comércio e indústria, destacando-se a construção da majestosa sede da Associação, o Palácio do Comércio, uma honra à arquitetura do país. 

Sr. Benjamim Ferreira Guimarães

A sua dinâmica atividade estende-se a QUATORZE ADMINISTRAÇÕES de Sociedades Anônimas, dentre as quais, que não pertencem à sua Organização comercial, destacam-se a Cia. Força e Luz de Minas Gerais, Philips do Brasil S. A., Panair do Brasil S. A., a Companhia de Seguros Cruzeiro do Sul e o Banco Lowndes S. A.

Enquanto isso, o Sr. Benjamim Ferreira Guimarães desdobra-se em atividades na parte comercial da Organização, como controlador da importante rede industrial que a mesma abrange, assistido pelos seus auxiliares de imediata confiança, Srs. Max Vetter e Benjamim Vieira Damasceno. Por tudo que acabamos de citar, sentimo-nos vaidosos em felicitar a todos os membros da Organização Ferreira Guimarães, verdadeiro padrão de capacidade, trabalho, socialismo e patriotismo, que a todos deve servir de exemplo!

A família Ferreira Guimarães reunida recentemente em Belo Horizonte.


Matéria

Reminiscência…

NESTOR RIBAS CARNEIRO

FOLGO em levantar neste noticiário a memória de um fato que houvera prejudicado profundamente a continuação de nossos trabalhos, se não estivessem eles resguardados pela criteriosa e desvelada vigilância do Sr. Vivian Lowndes.

Em 4 de Agosto de 1931, nossos escritórios, estabelecidos no 4º andar do edifício do “Jornal do Comércio”, foram atingidos por violento incêndio que se originou no 5º andar, onde funcionava uma agência de rádio e outros aparelhos elétricos. Pela circunstância de nos encontrarmos precisamente abaixo do andar sinistrado, nossas salas e demais dependências se transformaram em um acervo de escombros fumegantes. 

Convenientemente, foram salvos em um cofre da “Sul América” e em outro cofre cuidadosamente embutido na parede de uma das salas de nossos escritórios, preciosos livros com todo o seu inestimável conteúdo de documentação, que permitiram que continuássemos a trabalhar sem maiores perturbações.

Perdemos, é verdade, e muito! Inutilizaram-se mesas, destruíram-se máquinas, queimaram-se arquivos. E com as cinzas que voam ao vento, a recordação deste ou daquele dia de trabalho, uma lembrança suave ou a reminiscência das horas pesadas de dúvida no passado! 

Tudo aquilo, porém, graças à previdência do Sr. Vivian Lowndes, foi apenas uma reticência… porque o novo capítulo de trabalho e prosperidade logo teve início. Acompanhando o progresso comercial da Capital do Brasil, amplia-se de tal modo o Seguro, que o “Noticiário Lowndes” estará sempre repleto de boas novas quanto ao que ressurgiu e floresceu das ruínas do incêndio de 1931.


Matéria

Sr. Donald Lowndes

Registramos com especial menção o aniversário, a 22 de Novembro, do Sr. Donald Lowndes, sócio da firma Lowndes & Sons, Ltda., Diretor do Banco Lowndes e das Cias. que compõem a Organização LOWNDES. Foram inúmeras as homenagens que lhe foram tributadas nesse dia, sendo de salientar o grande número de pessoas, representativas das nossas mais altas camadas, bancárias, industriais e comerciais, desta praça, que lhe foram levar o seu abraço de felicitações.


Matéria

Sagres

NÓRICA

A Sagres é tão ativa,
Tão diligente ela é,
Que a qualquer palavra fogo,
Fica logo num só pé.

Se a pobre da poetisa
Supõe ter fogo sagrado,
Fuja da Sagres depressa
Terá o fogo apagado.

Se o dono do cavalinho.
Ardente, belo, fogoso,
Topar co’a Sagres, coitado!
Tem seu prêmio – duvidoso !

O fogo-fátuo receia
Da Sagres o grão poder.
(Dizem más línguas compridas)
E é coisa facil de crer.

O fogo do gênio humano,
Como do sangue animal,
O fogo das labaredas,
O fogo do Carnaval…

O fogo da tempestade,
O fogaréu europeu,
A Sagres apaga logo
Com um sopro todo seu.

Fica prá lá, no Castelo,
Rua México, 90;
Em área ampla, bem farta,
A “Companhia” se assenta.

Em correção a primeira;
Em tudo um lugar assume
De destaque e de valor.
Como melhor se presume.

Ponham nela seu dinheiro,
Tenham nela confiança
De seguro contra fogo
É “segura” a “segurança”.


Matéria

Frases Latinas

1) Andaces fortuna juvat
A fortuna favorece os audazes

2) Ars longa, vita brevis
A arte é longa, a vida breve

3) Custodit vitam qui custodit sani- tatem
Quem cuida da saúde conserva a vida.

4) Crescit amor nummi quantum ipsa pecunia crescit.
Amor pelo dinheiro cresce tanto quanto o próprio dinheiro.

5) Ex concordia felicitas
A felicidade provem da concordia.

6) Forma bonum fragile est
A beleza é um bem fragil.

7) Facies tua computat annos
O teu rosto indica a idade.

8) Gutta cavat lapidem
A gota perfura a pedra.

9) Homo proponit, sed Deus disponit
O homem propõe mas Deus dispõe.

10) In angustiis amici apparent
Os amigos revelam-se nas desventuras.


Matéria

Incorporação do Parque Residencial “Ipiranga”

AVENIDA IPIRANGA- PETROPOLIS
CIA. GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E INCORPORAÇÕES

QUATRO edifícios magnificamente localizados no melhor lado da aristocrática Av. Ipiranga, em local de grande acessibilidade, bem ensolarado e praticamente isento de ruído. Distam 10 minutos a pé da Estação da Leopoldina, pontos de ônibus para o Rio, etc.

Amplos apartamentos residenciais com 200 metros quadrados de área cons- truida; 3 salas, 3 bons quartos, ótima varanda envidraçada, 2 quartos para em- pregados, 2 banheiros sendo um social, etc. etc.

Quatro edifícios isolados dentro de um parque. Somente 6 apartamentos por edifício e 2 em cada pavimento. Casas do zelador, jardineiro e “chauffeur”. 

“Play-ground”, garagem. Sala de estar decorada com lambris, lareira. Água quente corrente, instalação de Ultragás. Jardim urbanizado. Varandas com cerâmica S. Caetano. Armários embutidos. Pintura a óleo na cozinha e banheiro.


Matéria

A Organização Lowndes e as Festas do Natal

No dia 24 de Dezembro, véspera de Natal, às 14 horas, realizou-se nos salões da Associação Cristã Feminina, a festa de Congratulação dos funcionários da Organização Lowndes.

A festividade foi aberta pelos Diretores da mesma, ocasião em que usou da palavra, em nome dos funcionários, o Sr. Carlos Bastos Rabelo, tendo o Sr. Donald Lowndes agradeceu em nome da Diretoria. Em seguida foi servido um “cocktail” e sorteados finos brindes entre os presentes.

Retirando-se a Diretoria, foram iniciadas as danças, que se prolongaram até às 17 horas, sendo servido um variado buffet.

Foi uma festa encantadora em que o elemento feminino, na graciosidade peculiar das Sras. Nancy, Georgette, Liubelia, Eponina, Léa, Masilis, Cinira, Maria Maturo, Maria João, Celeste, Anesia, Lourdes, Diva, Regina e Myriam, emprestaram um cunho de invulgar alegria e animação, deixando a todos que ali estiveram uma recordação de grande saudade… Parabéns às Senhoritas Maria Maturo, Maria João e Regina e ao Sr. Santos Lima, pelo brilhantismo da festa.


Matéria

Felicitações a…

Sr. ANTONIO SCHUBACK, nosso distinto colaborador, e sua esposa D. Maria Magdalena, pelo batizado do seu filhinho Jorge Claudio.

Sr. JOSE’ ALVES DA MOTTA, pelo seu aniversário a 7 de Nov. Dr. JOAQUIM DA SILVEIRA, pelo seu casamento com a senhorita Cândida Ribeiro de Souza.

Sr. M. SANTOS BARTHOLO, pelo seu aniversário a 11 de Novembro. Sr. LICURGO SALGADO, pelo seu aniversário a 29 de Dezembro. Sra. D. VERA DE ANDRADE GIL. esposa do Dr. Otto Gil, pelo seu aniversário a 29 de Dezembro passado.

Sr. ALBERTO GUISARD, Diretor do Banco Vale do Paraíba e da Cia. Têxtil Taubaté Industrial, pelo seu natalício a 6 de Dezembro.

Sr. CARLOS B. RABELO, pelo seu aniversário a 11 de Dezembro. Sra. D. LAURA GARCIA FERNANDES, esposa do Sr. DEUSDEDIT BASTOS FERNANDES, da Secção de seguros da firma Mattos Areosa & Cia. Ltda., Agentes da Cia. SAGRES, em Manáos, pelo seu aniversário a 18 de Dezembro.

Sra. D.” MARIA BIONDI GARCIA, digníssima esposa do Sr. Prudêncio Barreiro Garcia, sócio gerente da conceituada firma MATTOS AREOSA & CIA. LTDA. de Manáos, agentes da Cia. de Seguros SAGRES, pelo seu aniversário a 24 de Dezembro.

Sr. JOHN LOWNDES, sócio da firma LOWNDES & SONS, LTDA., pelo seu aniversário a 24 de Dezembro.

Dr. LUIZ OSCAR TAVES, engenheiro, diretor da MURRAY EXPORTADORA S. A., pelo seu aniversário a 31 de Dezembro.

Sr. BORIS BLOCK, sócio da firma B. Block & Irmãos, pelo seu aniversário a 31 de Dezembro.

Sr. JAYME GOUVEIA RAMOS, sócio da firma JAYME RAMOS & Cia., pelo seu aniversário a 21 do corrente.


Matéria

Cortes e Fricotes

O desventurado MUSSET, no auge da desilusão, exclamou:

“Ó mulher, estranho objeto de alegria e suplício!
Misterioso altar, onde, no sacrifício,
Se ouve alternadamente blasfemar e rezar!”

É, com efeito, impossível personificar-se essa esfinge humana, esse “bibelô”, esse lírio de porcelana, em que tudo é lindo, tudo seduz, mas… tudo é frágil, porque tudo mente… mente a própria verdade!… 

Mas… (e sempre o eterno “mas…”) se não fosse esse poderoso império de seduções, esse conjunto que irradia um quê de sublime, de magia e de fascinação, não teríamos, certamente, esses deliciosos e românticos noturnos de CHOPIN, a inspiração de MONA LISA, a VÊNUS de Canova, as maravilhosas páginas, de pureza beatífica, de DANTE a BEATRIZ, não teríamos SHAKESPEARE, VICTOR HUGO, não teríamos o trecho dos beijos de CYRANO DE BERGERAC, o Eterno Feminino de Goethe, os madrigais de MELLIN DE SAINT-GELAIS, as descrições da POMPADOUR e da DUBARRY, as composições de SALOMÃO e SULAMITA, PETRARCA e LAURA, TASSO e LEONOR, CAMÕES e NATHÉRCIA e outros tantos pares ideais! 

Oh! EVA de todos os tempos… afinal… afinal… és deliciosamente útil à humanidade, porque só tu, através de flores, incensos e sorrisos, sabes inspirar aos corações apaixonados, essa influência de lirismo, de eternas belezas e dos… inefáveis prazeres do AMOR!


Matéria

Crônica Patrocinada Pela “Organização Lowndes” no Rádio “Jornal do Brasil” Irradiada na Noite de 31 de Dezembro Último, às 22 horas. 

“Dentro de alguns momentos soará o último minuto de 1943. Muitos dos que nos ouvem devem lembrar-se do sossego e das despreocupações que obtiveram com os serviços prestados pela Organização Lowndes.

Lowndes assegura-lhes contra qualquer prejuízo que porventura venham a ter por um acidente, quer seja ele pessoal ou material. Por intermédio de suas carteiras de seguro, nas quais são segurados pelas duas das maiores Companhias Inglesas, The London Assurance e The London & Lancashire, e pelas Companhias nacionais “Sagres” e “Cruzeiro do Sul”; Lowndes, que pela sua carteira de Administração de Bens já tem proporcionado não só o bem-estar dos seus clientes, pela maneira criteriosa com que tem zelado pelos seus interesses, como também pelo bem-estar dos inquilinos, dando-lhes assistência e servindo-os dentro do possível. 

Para o seu melhor conforto, Lowndes, que pela sua carteira de Compra e Venda tem permitido a muitos a aquisição de seu lar, assim como a aplicação de seus capitais de maneira rendosa; Lowndes, que pelo Banco Lowndes S/A tem permitido o progresso sempre crescente do nosso comércio e da nossa indústria, proporcionando dessa forma o engrandecimento do Brasil; Lowndes, nesta hora de cristandade, em que todos os corações se reúnem na esperança que sempre nos traz esta passagem de ano, vem agradecer a todos os que nos ouvem e desejar que 1944 lhes traga Felicidade e Paz.


Malabaristas Macabros…

Aproxima-se o momento fatal… a corda está prestes a estourar… as baionetas… os esperam!


Matéria

O Seguro Sobre o Aluguel do Prédio Incendiado

A extensão da cobertura do seguro, ao aluguel do prédio, em caso de incêndio, muito embora não seja inovação, é, contudo, uma garantia ainda pouco utilizada pelos segurados. Talvez a isso se deva a falta de difusão da modalidade, porque necessariamente, quem dela tiver conhecimento, não poderá deixar de se interessar em aplicá-la. A sobretaxa é relativamente módica, e, por isso, a majoração da despesa no seguro é insignificante. O seguro de aluguel, garante ao segurado o recebimento, mensal, da renda do prédio, pelo prazo de doze meses que decorrer da data do incêndio, prazo razoável para que o imóvel seja restaurado, sem interromper, portanto, a renda que o seu proprietário vinha percebendo até então. 

Se o incêndio for parcial e parte do prédio incendiado permanecer com renda, essa condição será computada na indenização, pois a cobertura só abrange, de fato, a renda que o segurado deixar de perceber por motivo do incêndio. A cobertura deste seguro só poderá ser aceita pelas sociedades seguradoras, em conjunto com o risco de fogo do próprio prédio. 

Para calcular a quantia a ser coberta pelo seguro, basta multiplicar o valor do aluguel por doze meses; a taxa de prêmio será idêntica à do seguro do conteúdo.

Exemplo:

Um prédio de Cr$100.000,00 à taxa de 1/8 %….. 125,00
Aluguel de Cr$1.000,00 mensal ou seja, Cr$ 12.000,00 à taxa de 1/6%…..20,00
Total do prêmio … 145,00

Portanto, com o pequeno acréscimo havido, o segurado garantirá a sua renda mensal durante os doze meses que se seguirem ao incêndio do prédio, tempo necessário para sua reconstrução ou restauração. As vantagens são tão interessantes que, certamente, não passarão despercebidas aos segurados quando efetuarem seus seguros.


Matéria

Piadas Do Z.K.

ENTRE ARTISTAS

Então, vendeste alguma coisa na exposição?
Sim… alguns móveis para pagar as molduras…

“NOUVEAU-RICHE”

-Sr. antiquário, quero presentear um ovo de Páscoa, será que o Sr. tem um exemplar daquele tal, que tanto ouço falar… OVO DE COLOMBO…? 

NO DELÍRIO DA FEBRE

O marido: – Onde estou… será o Paraíso ?
A mulher: – Oh !… não diga isso… então não sentes que estou ao teu lado !…

NA ESCOLA

O professor: — No Alaska dura seis meses o dia e seis meses a noite.
O aluno: — Que bom seria para o papai..
O professor: — Porque, menino?
O aluno: — É que assim o papai poderia dizer aos cobradores. Volte amanhã pela manhã…

NO RESTAURANTE

O freguês: — Que imundice, veja isto… uma mosca no bife…
O garçom: — Pois o Sr. tem sorte… ainda há pouco estavam duas, é sinal que o Sr. só comeu uma…

NO INTERIOR

– Ora viva, seu Simplório, parabéns… que prole… doze rebentos…
– Que quer, seu Silva… nós…nós… não tem rádio…

– Companheiro, o “monstro” nos persegue, vamos tirar a sorte…
– Mas… mas… eu não gosto de jogos de azar…
– Bem, não importa… é uma simples formalidade…

– Maninho, não deixes que o “Leão” coma o bombom que caiu…
– Não há perigo… já pus o pé em cima.

FATOS DOMÉSTICOS…

– Patrão, aquele moço que gosta da menina está aí… quer falar-lhe…
– Muito bem… então traga-me antes, aquelas BOTINAS DE PONTEIRA REFORÇADA…

Qual é o nome do Comandante de um navio brasileiro, de 8 mil toneladas, que saiu do Rio no dia 30 de Dezembro de 1932, às 11 horas e 30 minutos, levando a bordo seis estrangeiros, cem mutilados de uma perna e a metade de uma cabeça de um francês?

RESPOSTA:

Seis estrangeiros (algarismo roma- no) – VI
Cem mutilados de uma perna – CEN
Metade da cabeça de um francês (TETE) – TE
Nome do Comandante: VICENTE.


Matéria

Lowndes Atlético Clube

PROSSEGUINDO sua jornada esportiva, o Lowndes Atlético Clube obteve brilhantes vitórias, trazendo para sua sede social diversos troféus conquistados em renhidas lutas, nas quais demonstrou o seu esquadrão mais uma vez as suas qualidades esportivas, orgulhando-se do emblema que entra em campo para enfrentar os seus adversários. 

FESTIVAL ESPORTIVO PROMOVIDO PELO ESPORTE CLUB ARP

Os jogos foram realizados nas datas e adversários seguintes:

Em 6 de Novembro do corrente, no campo do Torres Homem F. C., cabendo como adversário para o Lowndes Atlético Clube o esquadrão do 3.o Distrito da Prefeitura, saindo vencedor o nosso Team pela contagem de 4 x 3, tendo por esse motivo conquistado rica taça, que resolveram, os Diretores, Jogadores e Associados, oferecer ao seu digno sócio benemérito, Sr. Nestor Ribas Carneiro. Recebeu também nesse mesmo festival, outra rica taça que coube ao L. A. A. como merecimento, em virtude de ter sido o Clube que maior número de Tômbolas passou, sendo a mesma ofertada aos Srs. Donald de Azambuja Lowndes, Vivian Lowndes e John Lowndes, dignos benfeitores do nosso Clube. 

Foram os artilheiros, os seguintes elementos:

Armandinho – 1 – Torres Hamem – 1 – Silveira – 1 – Diniz – 1.

L. A. C. x ESPORTE CLUBE ARP

Realizado em 27 de Novembro, no campo do Torres Homem F. C., saindo vencedor o L. A. C. pela contagem de 4 x 3, tendo sido os artilheiros os seguintes elementos: Wilson -3- Silveira 1-.
O esquadrão do Lowndes Atlético Clube, ficou assim constituído:

Egydio – Nariz – Armando – Ruy – Diniz – Moraes – Armandinho – Torres Homem – Wilson – Oswaldo e Silveira. 


Matéria

Lá Vai

Que é isto… bicha da manteiga?…
Não… fala do Sr. Donald.

PRECISA-SE

Uma fechadura – segredo – para mesa, onde existe um tesouro. 
Tratar com DE J. ALMA.

Então, Santos Lima, que tal o Soares, o novo produtor?
Muito bem, mas por enquanto… só… ares !…

DISCOTECA…

Eles se amaram no Rio – FOX – (Odete e Perreti).
Segura esse diabinho – FREVO – (Liubelia).
Quantas são? – FOX  – (Alvaro Comunale).
Nós, os carecas – MARCHA  – (Ferraz).
Patrão, o trem atrasou – SAMBA – (Noemia).
Eu nasci brasileiro – SAMBA – (Vieira).

CONSTA…

Que o Silveira está inventando uma injeção de basquete para veteranos.
O  Dick está promovendo um campeonato de Téco-Téco.
Que os irmãos Castiglioni estão promovendo uma torcida para o próximo encontro do LAC.
Que será criado um serviço de paraquedas do Décimo andar para o Roberto, Cerne, Gomes etc.
Que na porta do Penalva será pendurada uma lente de aumento para quem entrar.
Que vai ser instituído um prêmio para quem acertar com o próximo 10-kal da mesa do Schuback.
Que o LAC cogita desafiar o selecionado carioca.

ELAS TÊM GOSTADO…

Das ideias altruístas do Roberto.
Das gentilezas do Walter.
Da calma do Mesquita.
Da pose impecável do Souza.
Da bicicleta do Mario Pacheco.

PARA SALDAR

TRÊS volumes encadernados. “ARTE DO BASKET”, do Professor SILVEIRA.
Preço de ocasião, porque o autor vai lançar aulas em fascículos.


Original Seguro na Suíça

A Suíça é o país do mundo que, em proporção aos seus habitantes, conta com o maior número de companhias seguradoras. Da grande variedade de seguros encontra-se um bem original: instrumentos de música, cujo contrato cobre os riscos de transporte perda- roubo abuso de confiança- incêndio- raio explosão- motim – chuva – sabotagem – revolução – guerra – e destruição por terceiros. 

Há uma sobretaxa se a pessoa que usa é componente de “jazz- band”. O seguro só não cobre o risco de atentados a terceiros em caso de manifestações, festas populares, bailes, cabaret, e outras diversões.

Seguros no Brasil

No ano de 1942, as 61 Companhias Nacionais e as 26 estrangeiras, que operam em seguros no país, nos ramos elementares e acidente do trabalho, atingiram o seguinte movimento: Prêmios recolhidos – 544.251.402 Cruzeiros.

ILUSÃO DE ÓTICA

Deem à página um movimento rotativo, que poderá ser para a direita ou para a esquerda. Verão os círculos rodando e o pobre homem que ali está, bastante atrapalhado

CONDENADO…

Um “salva vidas” que jamais será alcançado.

Construa uma gestão de sucesso com a ajuda da Lowndes

Lowndes

Administradora Condomonial no Rio de Janeiro

Itens Relacionados

Mantenha-se Atualizado Com Nossa Newsletter