Dentre os deveres e obrigações descritos no contrato de locação de um imóvel e também na lei do inquilinato, sem dúvida, a maior preocupação de locadores e locatários é o aluguel. Quando não há o pagamento desta taxa e consequentemente ocorre o atraso do aluguel, as dores de cabeça aparecem. Além da situação desagradável, dúvidas de como lidar com este cenário podem surgir.
Não pagar o aluguel pode causar inadimplência. Diferente do atraso simples e corriqueiro, a inadimplência pode ser explicada como o acúmulo de atrasos, de maneira que haja um questionamento se o locatário conseguirá se manter dentro das leis e dos acordos descritos no contratos. Quando o inquilino não realiza o pagamento do aluguel após 90 dias da data limite, já pode ser considerada inadimplência. Este tempo de atraso de aluguel configura descumprimento do acordo financeiro pré estabelecido e esta ação pode levar a inúmeras consequências, como por exemplo, o despejo.
Visando impedir que o caso chegue a este ponto, trouxemos 6 dicas para Locadores e Locatários não deixarem a data do pagamento exceder.
Data e forma de pagamento do aluguel
Combinar a melhor forma de pagamento do aluguel é essencial. É preciso ter clareza e indicar qual a melhor maneira de providenciar o pagamento ou de recebe-lo. Este item deve estar bem estabelecido entre as duas partes. Vale o mesmo para a data. O calendário das partes precisam estar alinhados.
Seja ponderado e educado
Em caso de cobrança, seja educado e ponderado em relação a maneira de agir. É importante que a boa convivência seja mantida para evitar mais complicações. Ser compreensivo também é indicado.
Notificação de atraso de aluguel
Outra forma de evitar o atraso ou impedir que esse seja por um tempo longo, são as notificações de atraso ou lembretes de data. Avisar que a data de pagamento está chegando ou já passou pode ser um bom amigo para as duas partes.
Multas
Multas servem como para que, através de uma consequência negativa, o ato não volte a ocorrer e assim incentivar o locatário a pagar o aluguel na data prevista.
Garantia
As formas de garantia são ferramentas utilizadas exatamente para este tipo de situação. Como o próprio nome diz a garantia serve para precaver uma possível inadimplência. Existem diversos tipos de garantia, cada uma com a sua características. Importante verificar qual delas esta sendo aceita pelo locador.
Administradora de confiança
As administradoras são a ponte que liga locador e locatário. Elas fazem toda a parte burocrática para o locatário e também para o locador. Com isso muitas das tarefas que as partes teriam, são repassados para a administradora. Dentre esses problemas e burocracias estão a cobrança e o recebimento do aluguel.