A Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI) convidou a especialista em Gestão de Conflitos, Wania Baeta, para produzir em parceria o Protocolo de Melhores Práticas em Mediação de Conflitos. O documento é uma espécie de roteiro para a solução pré-processual de conflitos condominiais, que foram acentuados durante a quarentena por conta do confinamento prolongado.
“Todo síndico é também um mediador. Na convivência condominial é natural que conflitos aconteçam, principalmente no momento que estamos vivendo. Por isso, a ABADI preparou um protocolo que, não só introduz o assunto da mediação como opção à judicialização das questões que emperram o judiciário, mas também apresenta algumas técnicas de aplicação prática ao leitor”, destaca Rafael Thomé, presidente da ABADI.
Embora não seja de cumprimento obrigatório, na prática, o protocolo tem o objetivo de contribuir para facilitar as atribuições dos operadores na gestão condominial, sendo mais um recurso para auxiliar no exercício das atividades do setor de forma célere e eficaz.
“Com a chegada dos marcos regulatórios referentes aos métodos adequados de solução de conflitos, foram oferecidas aos cidadãos e à justiça brasileira outras opções, não litigiosas e mais rápidas, com aplicação para os tratamentos das divergências, como a “Mediação de Conflitos”. Este protocolo apresenta de forma exemplificativa algumas técnicas para a sua prática, além dos benefícios de sua aplicação. Por fim, o síndico e demais profissionais da área poderão encontrar caminhos na utilização da mediação na busca de uma maior harmonização social junto aos condomínios”
O protocolo está disponível para download no site da ABADI e pode ser utilizado como ferramenta de orientação por qualquer pessoa dentro do âmbito condominial.
Acesse abadi.com.br.