Economia de água faz a diferença no bolso
Entender e se conscientizar sobre esforços para controlar o consumo de água é essencial não apenas para as despesas do condomínio, mas também para a saúde do planeta. A água é um dos principais recursos para a vida e garantir que todos os brasileiros tenham acesso é extremamente importante.
Um dos grandes problemas sociais, relacionados a conscientização, é alertar e despertar a noção de que este recurso é finito, que tende a acabar devido ao consumo desmedido e intervenções humanas no meio ambiente.
Segundo informações da ANA, Agência Nacional de Águas, quase 50 milhões de brasileiros sofreram com as fortes secas e estiagens entre 2013 e 2016. O estudo indica também que a demanda é crescente e que até 2030 o consumo aumente cerca de 30%.
Além dessa conscientização coletiva, se mostra ainda mais importante a individual. Mudar hábitos cotidianos, alterar pequenas manias e detalhes é essencial para que o coletivo funcione no final.
Essas alterações surtiram efeitos no planeta a longo prazo, já no seu condomínio e no seu bolso, os efeitos positivos podem ser visto no mês seguinte, com a drástica redução na conta de água. Para a felicidade da sua carteira, trouxemos algumas dicas para ajudar a diminuir o consumo de água dentro do seu dia a dia:
Controle o banho – Os banhos podem ser grandes inimigos da economia de água. Quando estes são longos podem impactar diretamente nas despesas. Banhos com duração em torno de 15 minutos podem gastar até 145 litros de água, enquanto banhos de 5 minutos utilizam 45 litros. Nessa situação o indicado é cronometrar e tentar alcançar o meio termo dentre a quantidade de tempo.
Lavando a louça – Ensaboe todas as louças de uma só vez, enquanto isso, mantenha a torneira desligada. Outra dica importante é lavar os itens que tenham menos gordura primeiro e se possível não juntá-los com os outros, tendo em vista que a gordura demora mais a ser limpa.
Máquina de lavar roupa – Lavar roupa utiliza grande quantidade de água. Para tentar economizar, você pode tentar lavar as roupas em quantidade maior e diminuir as vezes que lava. Outra boa dica é utilizar a máquina no modo econômico, esta ação pode gerar até 30% de economia.
Reutilize a água da máquina – Na maioria dos casos a água que é utilizada para lavar roupas contém apenas resíduos de sabão. Com isso, ela pode ser utilizada para algumas outras tarefas como por exemplo: regar plantas e lavar quintais ou calçadas.
Vazamentos – Vazamentos são perigosos principalmente pelo seu poder de ser discreto. Este pode ser um dos grandes causadores do alto gasto de água. Verifique todos os canos para corrigir possíveis problemas.
Torneiras – Ao utilizar alguma torneira, deixe o fluxo de água ligado apenas em momentos em que você esteja realmente utilizando. Um conhecido exemplo é desligar a torneira enquanto escovamos os dentes.
Lavando o carro – Ao lavar um veículo, seja ele qual for, evite usar mangueiras. De preferência a baldes. Estes, por sua vez, se mostram mais econômicos, por não possuírem fluxo de água corrente.
Águas do Rio concede desconto a clientes
Além das dicas, podemos também espalhar o conhecimento visando conscientizar vizinhos, amigos e parentes, para que o movimento ganhe ainda mais força. Lembrando que cuidar da água do planeta vai além de apenas desligar a torneira, devemos preservar a natureza e o ecossistema para que a água consiga se renovar e manter-se viva.