Whatsapp: (21) 99525-3071

Cenário do mercado imobiliário é promissor para os corretores de imóvel

<a href="https://www.lowndes.com.br/autor/lowndes/" target="_self">Lowndes</a>

Lowndes

Postado dia 27 de agosto de 2021

Atualizado em: 19 de agosto de 2022 às 18:48

No dia 27 de Agosto é celebrado o dia do Corretor de Imóvel. A comemoração acontece dias depois do Dia Nacional da Habitação (21 de Agosto), data que surgiu há 57 anos para garantir um direito básico a todos: o da moradia. Para ajudar na concretização deste direito, existe o profissional de imóveis, indispensável nas complexas e longas transições.

O ano que marca a regulamentação da profissão no Brasil, umas das mais antigas do país, se considerarmos acordos de uso de terra, é 1962. Estima-se que atuem hoje no país mais de 389 mil corretores, segundo dados do Conselho Federal de Corretores de Imóvel.

“O Corretor de Imóvel é peça chave em qualquer negócio imobiliário. O Brasil é um país de muitos processos e os contratos são densos e complexos. Por isso o Corretor é essencial”, analisa Alex Martins, Gerente Comercial da Lowndes Condomínios e Locações, atuante na área há mais de 14 anos. Além de agilizar os processos, o Corretor é um profissional com expertise em administração, relacionamento e em noções de direito.

Afora as longas etapas, negociar um imóvel não é simples, muito menos barato. “Transições imobiliárias, além do conceito econômico, trazem uma importante carga emocional e sentimental para a parte interessada. Basta pensar no famoso dito popular ‘quem casa quer casa’”, brinca Alex. Adquirir um novo imóvel (seja por meio de contratos de locação ou compra) é um marco decisivo na etapa de vida seja de recém-casados, de aposentados ou empreendedores começando ou ampliando um negócio.

O mercado imobiliário segue em crescimento em todo o país, com a taxa Selic em baixa, o mercado sentiu uma forte recuperação em 2021 e o futuro é promissor. Segundo a última pesquisa da Datastore, empresa de pesquisas para o mercado imobiliário, o índice de intenção de compra nos segmentos popular, médio padrão e alto luxo em todo o país chega a 29%. Os números indicam que mais de 14,5 milhões de famílias têm intenção de adquirir um imóvel nos próximos 24 meses.

No Rio de Janeiro, com as políticas públicas de revitalização como o Reviver Centro, a quantidade de negócios imobiliários dará um salto expressivo. Segundo dados do Centro de Pesquisas e Análise da Informação, do Secovi-Rio, de janeiro a março de 2021, foram totalizadas 9.645 transações residenciais no município, contra 6.984 registradas no mesmo período de 2020.

A pandemia tem papel importante nestes números. “Com o mundo parado, viagens, festas e jantares interrompidos por mais de um ano, pessoas que já estudavam fazer negócio imobiliário finalmente tiraram a ideia do papel. Com menos gastos, ficou fácil dar uma boa entrada e investir no sonho de um novo imóvel”, aponta Alex. Aliado a este cenário, está a expertise do Corretor de Imóvel que conhece os imóveis da região onde atua, o perfil do cliente e sente o momento do mercado para negociação no contrato.

Construa uma gestão de sucesso com a ajuda da Lowndes

Escudo Lowndes

Lowndes

Administradora Condominial no Rio de Janeiro

Leve Seu Condomínio Para Um Novo Patamar

Peça agora sua proposta personalizada

Notícias Relacionadas