Dicas de contratação de mão-de-obra e fiscalização dos serviços
Como contratar um serviço de construção e reforma? Esta dúvida aflige a muitas pessoas que estão pensando em construir ou reformar seu imóvel. Listamos algumas dicas colhidas de profissionais do ramo para que sejam evitadas dores de cabeça.
- Ao contratar uma obra ou serviço de engenharia é indispensável que o contratado seja habilitado, para assinar e registrar no Crea-RJ a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, correspondente ao trabalho projetado e executado. A orientação do profissional também reduz gastos com material, além de garantir a execução da obra.
- Mesmo para serviços menores, o pedreiro deve seguir o projeto feito pelo arquiteto, para evitar desperdício de material.
- Pedir referências antes de escolher quem vai trabalhar na construção ou reforma. O ideal é visitar lugares onde os profissionais trabalharam, para verificar a qualidade do serviço.
- O arquiteto contratado pode ajudar na elaboração do contrato de prestação de serviço, pois neste deve estar detalhado cada etapa da construção. O documento deve conter ainda o cronograma da obra e os prazos para entrega de cada etapa. As parcelas de pagamento deverão ser amarradas à conclusão de cada etapa, e só serem efetuadas após seu aceite da etapa concluída. Importante frisar que o contrato deve ter assinatura das duas partes o que evita conflitos quanto ao que foi acertado. A forma de pagamento e liberação das parcelas também devem constar no contrato, firmado antes do início da obra.
- O condomínio deve exigir a emissão de nota fiscal.
- Acompanhar o passo a passo da obra. Caso não tenha tempo, deve designar alguém de confiança para fiscalizar o serviço.
- Pesquisar preços de materiais, que diferem muito de loja para loja. A maioria dos estabelecimentos financia o material ou divide no cartão de crédito.
Saiba mais aqui! Assista ao vídeo.