Whatsapp: (21) 99525-3071

Geração de energia solar cresce no Brasil e Rio de Janeiro é a terceira cidade com mais sistemas de placas geradoras

<a href="https://www.lowndes.com.br/autor/lowndes/" target="_self">Lowndes</a>

Lowndes

Postado dia 05 de março de 2021

Atualizado em: 19 de agosto de 2022 às 18:36

A falta de chuvas no começo deste ano movimentou a agenda de campanhas do governo federal que incentivou o brasileiro a fazer uso consciente da água evitando acontecimentos como os mega apagões de 2009. Diversificar a expansão das fontes de energia é, além de ambientalmente correto, economicamente estratégico e pode começar de forma simples. Uma das maneiras é a instalação de placas fotovoltaicas como acontece no Edifício Lowndes, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro. Com 74 placas de geração de energia solar, o prédio de 13 andares tem potência instalada de 27,01 kWp e, em 2020, gerou mais de 34 mil kWh o equivalente a 23.462 kg de redução total na emissão de CO2 e a 700 árvores plantadas .

O projeto para instalação de sistemas fotovoltaicos requer um diagnóstico inicial do local com análise das incidências de sombras e inclinação do terraço e, internamente, algumas revisões. “Para a instalação no Edifício Lowndes tivemos que refazer alguns estudos da parte elétrica e dos cabos dos elevadores, item que geralmente é o mais custoso, mas nossa projeção econômica é muito favorável”, revela Francisco Branco, Diretor Comercial da Lowndes Condomínios e Locações, empresa dona de um andar no prédio e síndica do mesmo.

A geração de energia alternativa ajuda na competitividade das empresas com a redução da conta de luz e com a criação da responsabilidade ambiental, valor intangível para qualquer negócio. “Redução de tarifas e equilíbrio dos impactos ambientais, a equação é simples. A ideia é recuperar o investimento em até quatro anos e a partir daí, é só lucro por mais seis anos ou menos, retorno muitas vezes maior do que qualquer fundo de investimentos, aplicação, etc”, calcula Francisco.

Desde a instalação do sistema no Edifício Lowndes, em abril de 2019, a Lowndes Condomínios e Locações, o sistema gerou o equivalente a R$ 58 mil, o que representa mais de 50% do valor investido no projeto, R$ 132 mil e uma redução média no valor da conta de luz de 47%. Ou seja, mais da metade já foi recuperado e a conta não pára por ai. Isso porque projetos com placas fotovoltaicas têm vida longa. As placas duram, em média, 40 anos e a troca dos inversores acontece a cada década.

Construa uma gestão de sucesso com a ajuda da Lowndes

Escudo Lowndes

Lowndes

Administradora Condominial no Rio de Janeiro

Leve Seu Condomínio Para Um Novo Patamar

Peça agora sua proposta personalizada

Notícias Relacionadas