A Lowndes Condomínios e Locações é uma das primeiras administradoras da cidade do Rio de Janeiro a passar por uma vistoria, a elaborar um Protocolo de Volta às Atividades e a readequar todo o escritório para a reabertura das atividades frente a pandemia causada pelo coronavírus.
Com o objetivo de seguir as normas da Organização Mundial de Saúde e as diretrizes divulgadas pelas autoridades municipal e estadual do Rio de Janeiro, a Lowndes formou um Comitê responsável por organizar todos os detalhes para o retorno seguro dos funcionários e, em um segundo momento, dos atendimentos aos clientes. “A equipe já está de volta, exceto os funcionários do grupo de risco, que continuam trabalhando em esquema de home office. Contudo, já preparamos nossa sede para uma volta dentro do novo normal”, avalia Francisco Branco, diretor da Lowndes e membro do Comitê.
Antes da volta ao escritório, uma equipe de auditoria do Grupo Delphi, empresa especializa em segurança e medicina do trabalho, realizou uma fiscalização em toda a Lowndes e elencou os procedimentos necessários para garantir a saúde dos funcionários. “O Comitê da Lowndes já tinha tudo providenciado no dia anterior à abertura do escritório”, afirma Vanessa Lima, líder de RH da administradora. Vanessa também faz parte do Comitê que é formado por mais outras quatro profissionais.
Além de contratar empresa terceirizada de limpeza, sinalizar todos os 1.000 m² com cartazes de alerta para higienização das mãos, não formação de aglomerações e outras orientações, separar as estações de trabalho para garantir a distância de dois metros entre cada profissional e disponibilizar mesas individuais no auditório para refeições dentro do escritório, a Lowndes adquiriu aferidor digital de temperatura, proteções de acrílico para as recepções e face shields para os profissionais que mais lidam com o público. “Qualquer pessoa antes de entrar no escritório tem a temperatura tirada. Sabemos que a febre é um dos principais sintomas da COVID-19 e assim conseguimos fazer um controle dos possíveis infectados”, analisa Vanessa.
Não se pode entrar nem permanecer sem máscara no escritório. A equipe que voltou ao escritório recebeu um kit de boas-vindas com cinco máscaras de proteção e um pote de álcool em gel. “Orientamos que todos prefiram as escadas aos elevadores e em todos os departamentos colocamos dispensers com álcool em gel. Queremos que fiquem todos seguros”, assegura Francisco.