Clientes da Lowndes agora acessam a todas as informações referentes à rotina do seu apartamento ou condomínio por meio de um aplicativo especialmente desenvolvido para atender as especificidades do segmento. Com diferentes níveis de permissão para síndicos, conselheiros e moradores o aplicativo permite navegar por dados importantes como a prestação de contas e fluxo de caixa.
Com menos de três cliques é possível visualizar o fluxo de caixa (com a possibilidade de escolha do período), gráficos com detalhamento por despesas (desde as gerais até os investimentos em obras ou com os funcionários) e visualizar a prestação de contas com descrição minuciosa de cada lançamento. Pela seção Finanças é possível verificar cotas pendentes, movimentos diários e a relação de contas a pagar.
Para o corpo decisório de um condomínio, a ferramenta é uma aliada na obtenção de informações imprescindíveis para a administração de prédios muitas vezes com mais de 50 unidades. “A otimização do tempo e a precisão na busca de históricos de informações e dados é uma realidade em qualquer segmento da nossa vida. Cada vez mais nosso smartphone concentra tudo o que precisamos e com a vida em condomínios não seria diferente”, afirma Francisco Branco, diretor da Lowndes. A empresa, que este ano completou 84 anos, está implementando uma série de projetos, conhecidos como Lowndes Digital, que visam aprimorar a gestão e garantir que todas as informações entre clientes e administradoras sejam dinâmicas e claras.
“A área de Documentos, onde ficam armazenadas e disponíveis todas as atas, convocações e a convenção do condomínio traz agilidade para o atendimento do síndico a diversas demandas dos moradores, pois está tudo consolidado e registrado em um só lugar”, revela Marcelo Ribeiro, Gerente de Atendimento à Condomínios da Lowndes. Além disso, a funcionalidade Relação de Devedores aponta os inadimplentes e as cotas pendentes.
O aplicativo faz parte do movimento ‘Lowndes sem papel’ que tem como objetivo reduzir a praticamente zero o uso de papéis em todas as operações da empresa. Está em fase final de implementação o ‘Malote Online’, que permitirá ao síndico fotografar os documentos e enviá-los sem precisar separá-los, preencher formulários e ainda aguardar o motoqueiro passar, algo que dificulta e atrasa a comunicação entre condomínio e administradora. “Todos os departamentos da Lowndes estão adotando sistemas que não usam mais a impressão de documentos. No Contas a Pagar, por exemplo, investimos em sistemas e equipamentos para que toda a jornada seja de forma digital e nada se perca. Qualquer documento que chega de forma física é imediatamente escaneado e enviado para arquivo. A pasta de prestação de contas passou a ser digital para os clientes que optaram por ela, pode-se acessar tudo através de um link ou pela própria área do cliente”, revela Francisco.
“Entendemos que é possível transformar a realidade de um segmento tradicional com a adoção de práticas digitais. Pelo aplicativo, por exemplo, é possível pagar a cota condominial sem a necessidade de receber o boleto impresso pelo correio. Além de ser mais rápido, é sustentável”, completa Francisco. A Lowndes está em uma força-tarefa para incentivar a todos os seus clientes a deixarem de receber o boleto físico.