Para não se preocupar mais com as bombas do prédio
Verão chegando, é hora de prevenir a falta de água. Sabendo que as eletrobombas são fundamentais no abastecimento dos reservatórios de água do condomínio, é recomendável um plano de manutenção preventiva para os equipamentos hidráulicos e elétricos que compõe o sistema. E, acima de tudo, não contratar qualquer autônomo para fazer essas verificações, ou executá-las por conta própria. Peter Jaques, diretor de uma empresa que está há mais de 40 anos no mercado de manutenção hidráulica, dá dicas de medidas preventivas que evitam falhas e ainda aumentam o tempo de vida útil dos componentes hidráulicos e elétricos das bombas:
MEDIDAS PREVENTIVAS
1 ) Adote um monitoramento permanente do consumo de água (leituras diárias do hidrômetro geral de entrada) e do tempo de funcionamento dos conjuntos de eletrobombas. Além de repetições de abertura e fechamento de registros de gaveta, de esfera ou de pressão existentes; principalmente nas edificações próximas ao mar devido à alta salinidade, que acelera o processo de corrosão.
2) Faça verificações:
- do correto funcionamento das bombas centrífugas de água fria e revezamento periódico entre as eletrobombas, para reduzir o desgaste do conjunto.
- da correta operação das válvulas de retenção, com maior atenção as que se encontram dentro dos reservatórios, em contato com a água.
- da atuação das torneiras de boia (chaves de nível) em reservatórios, principalmente, em períodos de tempo quente. O aumento do consumo de água faz com que o equipamento trabalhe mais.
3) Cheque se há vazamentos ou gotejamentos nas juntas (emendas) das tubulações, evitando aumento no consumo e entrada de ar nos equipamentos. Confira ainda o estado das tubulações de aço galvanizado quanto à corrosão superficial e nas respectivas roscas, especialmente, nas juntas entre componentes de ferro ou aço e componentes de cobre ou bronze.
4) Não esqueça de checar ainda o estado das tubulações quanto à função, integridade e corrosão. É aconselhável o uso de tubulação em ferro, aço inoxidável ou cobre próximo às eletrobombas, para que, em caso de aquecimento ou entrada de ar, o material não solte ou derreta.
5) Mantenha a periodicidade da limpeza e desinfecção semestral dos reservatórios, cisterna ou caixa d’água, o que melhora a qualidade da água e reduz o risco de que algum detrito prejudique o conjunto hidráulico.
QUADRO DE COMANDO BLINDADO
- Observe o estado geral de fiação, integridade mecânica, pintura e corrosão da estrutura dos quadros de comando elétrico e, além disso, o estado dos condutores e cordoalhas de aterramento.
- Inspecione os componentes com partes móveis, como contatores, relés, chaves seccionadoras e disjuntores em relação ao estado dos contatos, sinais de aquecimento, limpeza, fxação, ajustes e calibrações.
- Mantenha chaves contactoras e disjuntores termomagnéticos lubrificados, principalmente, em regiões próximas ao mar.
- Verifique o grau de aquecimento no funcionamento dos equipamentos.
- Cheque os relés térmicos trabalhando em amperagem correta de acordo com os conjuntos eletrobombas para que, caso ultrapasse seu valor nominal, ele interrompa o circuito no qual está instalado, evitando curto-circuito.
- Instale um estabilizador específico entre a rede e a bomba para evitar problemas pela queda de energia.
PERIODICIDADE DE CUIDADOS DE MANUTENÇÃO
Para aproveitar com tranquilidade o tempo completo de vida útil de uma bomba, que pode chegar a 15 anos, siga o recomendado pelas duas normas regulamentadoras 5.410/2008, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), voltada a instalações elétricas de baixa tensão; e NR 10, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que estabelece normas de segurança para todos os profissionais que atuam com geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica. A contratação de uma empresa ou um profissional capacitado para fazer a manutenção preventiva periódica é fundamental, mas fique atento à periodicidade de cuidados para cada tipo de bomba:
- De recalque: Mensal
- De água suja: Mensal
- De pressão: Mensal
- De chafariz: Mensal
- De piscina: Bimestral
- De incêndio: Semestral
- Reservatórios: Semestral
- Submersa: A cada 2,5 anos